Resumo

Título do Artigo

EFEITO PAÍS DE ORIGEM NA EXPORTAÇÃO DE FRANGO HALAL BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO NO BRASIL E NOS EUA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA / PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
Entender como atores brasileiros e estrangeiros percebem a marca brasileira de Halal considerando o país de origem
Relevância/originalidade
Diferentemente do mercado internacional tradicional, os efeitos de país de origem em transações Halal são construções que envolvem certificações religiosas.
Metodologia/abordagem
A partir do estudo de caso único, analisou-se a rede de exportação de frango Halal brasileira. Com dados capturadas a partir de entrevistas com quatro agentes da rede brasileira de exportadores e três norte-americanos, realizou-se uma análise de conteúdo.
Principais resultados
Ainda que as certificações religiosas em mercados internacionais de produtos Halal sejam fundamentais, elas não garantem por si só o sucesso nesse mercado. É preciso ter também outras garantias como um aparato técnico e reputacional que é socialmente construído internamente em rede.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ser um país percebido como religiosamente neutro não é o que garante por si só sucesso no mercado de exportação de frango Halal. É preciso ter uma construção interna em rede que ofereça garantias e certificações de natureza religiosa, sanitária e técnica.
Contribuições sociais/para a gestão
Exportadores de frango Halal devem se preocupar com certificações das mais diversas naturezas para ter sucesso em mercados internacionais. Só assim se pode efetivamente construir uma marca de país de origem de forma integrada com os demais membros da rede de exportação.

Abstract

Study goals
Understanding how Brazilian and foreign actors perceive the Brazilian Halal brand considering the country of origin.
Relevance / originality
Unlike the traditional international market, country of origin effects in Halal transactions are constructions that involve religious certifications.
Methodology / approach
Based on a single case study, the Brazilian Halal chicken export network was analyzed. Data were collected through interviews with four agents from the Brazilian export network and three individuals from the United States, and a content analysis was conducted.
Main results
While religious certifications in international Halal product markets are crucial, they alone do not ensure success in this market. Other assurances, such as a technical and reputational framework, which is internally built within a network, are also necessary.
Theoretical / methodological contributions
Being perceived as religiously neutral is not what guarantees success in the Halal chicken export market by itself. An internal network construction is required to provide religious, sanitary, and technical guarantees and certifications.
Social / management contributions
Halal chicken exporters must be concerned with certifications of various natures to succeed in international markets. Only through this approach can a country of origin brand be effectively built, integrated with the other members of the export network.