Resumo

Título do Artigo

Proposta de modelo conceitual para entender os efeitos do marketing interno na intenção de permanecer no emprego
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Tema

Comunicações de Marketing

Autores

Nome
1 - Bruno Braz Felício
Ambra University - Master in Management
2 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA / PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
Propor um modelo conceitual que demonstra a relação de marketing interno e a intenção do colaborador em permanecer no emprego.
Relevância/originalidade
O modelo proposto é mais abrangente, considerando um modelo de caminhos que considere também a satisfação do colaborador e o alinhamento dos seus valores com os valores organizacionais.
Metodologia/abordagem
A partir de uma revisão de literatura, foi elaborada uma proposta de modelo com 5 relações entre os construtos de percepções de ações de marketing interno, satisfação do colaborador, alinhamento do colaborador com os valores da empresa onde trabalha, intenção de se
Principais resultados
Não se considera apenas que o marketing interno está relacionado com a intenção de se manter no emprego, mas que essa relação pode existir a partir de caminhos que passam pela satisfação no trabalho e alinhamento dos colaboradores com os valores
Contribuições teóricas/metodológicas
Propõe-se um modelo de caminhos a partir do qual os efeitos de marketing interno sobre intenção de se manter no emprego podem ter caminhos que passam pela satisfação no trabalho e o alinhamento do colaborador com os valores da empresa
Contribuições sociais/para a gestão
A partir do modelo proposto, espera-se que os gestores de Marketing e de Gestão de Pessoas possam trabalhar de forma integrada para entender melhor como ocorrem os efeitos das ações de Marketing Interno

Abstract

Study goals
To propose a conceptual model that demonstrates the relationship between internal marketing and employee intention to stay in the job
Relevance / originality
The proposed model is more comprehensive, considering a path model that also takes into account employee satisfaction and alignment of their values with organizational values
Methodology / approach
Based on a literature review, a model proposal was developed with five relationships between constructs: perceptions of internal marketing actions, employee satisfaction, employee alignment with the values of the company they work for, and intention to remain in the job
Main results
It is not only considered that internal marketing is related to the intention to remain in the job, but also that this relationship may exist through paths that involve job satisfaction and alignment of employees with the company's values
Theoretical / methodological contributions
A path model is proposed whereby the effects of internal marketing on intention to stay in the job can be mediated by paths involving job satisfaction and employee alignment with company values
Social / management contributions
From the proposed model, it is expected that Marketing and Human Resource managers can collaborate in an integrated manner to better understand the effects of internal marketing actions