Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA CAPACIDADE INSTALADA: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DO AGIL ESCALADO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Raimundo José Lopes Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Luciano Ferreira da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
O presente relato técnico tem como objetivo identificar quais são as dificuldades e os desafios para capturar e transferir conhecimento a partir da capacidade instalada ao adotar o ágil escalado.
Relevância/originalidade
O estudo tratou dos desafios na transferência e captação de conhecimento dentro dos times, abordando temas como o ágil escalado e a relação da capacidade instalada.
Metodologia/abordagem
O estudo utilizou entrevistas e análise documental como procedimentos metodológicos. A análise documental examinou relatórios de alocação de capacidade, documentos de transferência de conhecimento e comunicações internas.
Principais resultados
Os resultados apontam como desafio lidar com o conhecimento acumulado e sua transmissão efetiva para a eficácia das equipes, a problemática da alta rotatividade e preservação de conhecimento, bem como as limitações da documentação na captura de conhecimento tácito.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este relato técnico contribui com a proposição de quatro dimensões de dificuldades e quatro dimensões de desafios a partir das evidências relatadas pela organização estudada.
Contribuições sociais/para a gestão
Para enfrentar os desafios é necessário empreender iniciativas de treinamento e onboarding, promoção de uma cultura de compartilhamento de conhecimento e a implementação de práticas de documentação rigorosas, entre outros.

Abstract

Study goals
This technical report aims to identify the difficulties and challenges in capturing and transferring knowledge based on installed capacity when adopting scaled agile.
Relevance / originality
The study addressed the challenges in knowledge transfer and capture within teams, discussing topics such as scaled agile and the relation to installed capacity.
Methodology / approach
The study utilized interviews and document analysis as methodological procedures. Document analysis examined capacity allocation reports, knowledge transfer documents, and internal communications.
Main results
The results point out the challenge of dealing with accumulated knowledge and its effective transmission for team efficacy, the problem of high turnover and knowledge preservation, as well as the limitations of documentation in capturing tacit knowledge.
Theoretical / methodological contributions
This technical report contributes by proposing four dimensions of difficulties and four dimensions of challenges based on the evidence reported by the studied organization.
Social / management contributions
To face the challenges, it's necessary to undertake training and onboarding initiatives, promote a culture of knowledge sharing, and implement rigorous documentation practices, among others.