Objetivo do estudo
Comparar a satisfação da experiência acadêmica discente durante a Pandemia, permeada por TIC, e no retorno ao modo presencial. O objetivo secundário é conhecer o formato de ensino desejado, pelo estudante, para concluir sua formação acadêmica, após passar por uma TD.
Relevância/originalidade
O uso de uma escala em uma avaliação mais completa das percepções dos alunos sobre a experiência educacional. Outro aspecto é a análise dessa experiência tanto durante a pandemia, com a TD, quanto após seu término, na retomada do ensino presencial.
Metodologia/abordagem
Realizou-se um estudo descritivo transversal comparando a satisfação acadêmica discente com a TD, durante a pandemia, e o retorno ao método tradicional presencial. Utilizaram-se os testes de Kolmogorov-Smirnov e Wilcoxon para análise quantitativa, com o uso do software Jamovi.
Principais resultados
Uma análise integrativa revela que, após a exposição à TD, os alunos não mostraram percepção superior da satisfação acadêmica no formato online No entanto, houve mudança comportamental, com muitos desejando estudos mais conectados e ativos, em linha com a RSL sobre TD.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi encontrado um novo fator impulsionador para adoção da TD, não relatado pela RSL conduzida por Verhoef et al (2021), demonstrando que as organizações podem ser impelidas a adoção da TD, como resposta contingencial à uma crise externa.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa responde ao apelo de Verhoef et al (2021) para a utilização de indicadores que captem o sentimento dos clientes em face de uma TD, usando uma escala que coleta percepções multidimensionais que compõem a satisfação da experiência acadêmica dos estudantes.