Resumo

Título do Artigo

A SATISFAÇÃO DO DISCENTE COM A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA: A PANDEMIA VERSUS O RETORNO AO PRESENCIAL
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Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Julio Cesar Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - EMERSON ANTONIO MACCARI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - André Torres Urdan
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Comparar a satisfação da experiência acadêmica discente durante a Pandemia, permeada por TIC, e no retorno ao modo presencial. O objetivo secundário é conhecer o formato de ensino desejado, pelo estudante, para concluir sua formação acadêmica, após passar por uma TD.
Relevância/originalidade
O uso de uma escala em uma avaliação mais completa das percepções dos alunos sobre a experiência educacional. Outro aspecto é a análise dessa experiência tanto durante a pandemia, com a TD, quanto após seu término, na retomada do ensino presencial.
Metodologia/abordagem
Realizou-se um estudo descritivo transversal comparando a satisfação acadêmica discente com a TD, durante a pandemia, e o retorno ao método tradicional presencial. Utilizaram-se os testes de Kolmogorov-Smirnov e Wilcoxon para análise quantitativa, com o uso do software Jamovi.
Principais resultados
Uma análise integrativa revela que, após a exposição à TD, os alunos não mostraram percepção superior da satisfação acadêmica no formato online No entanto, houve mudança comportamental, com muitos desejando estudos mais conectados e ativos, em linha com a RSL sobre TD.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi encontrado um novo fator impulsionador para adoção da TD, não relatado pela RSL conduzida por Verhoef et al (2021), demonstrando que as organizações podem ser impelidas a adoção da TD, como resposta contingencial à uma crise externa.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa responde ao apelo de Verhoef et al (2021) para a utilização de indicadores que captem o sentimento dos clientes em face de uma TD, usando uma escala que coleta percepções multidimensionais que compõem a satisfação da experiência acadêmica dos estudantes.

Abstract

Study goals
Compare the satisfaction of the student academic experience during the Pandemic, permeated by ICT, and in the return to face-to-face mode The secondary objective is to know the desired teaching format, by the student, to complete his academic training, after going through
Relevance / originality
The use of a scale in a more complete assessment of students' perceptions of the educational experience. Another aspect is the analysis of this experience both during the pandemic, with DT, and after its end, in the resumption of face-to-face teaching.
Methodology / approach
A cross-sectional descriptive study was carried out comparing student academic satisfaction with DT, during the pandemic, and the return to the traditional face-to-face method. The Kolmogorov-Smirnov and Wilcoxon tests were used for quantitative analysis, using the Jamovi software.
Main results
After DT exposure, students lacked a superior perception of online academic satisfaction. Nonetheless, behavioral change occurred, with many desiring more connected and active studies, aligning with the RSL on DT.
Theoretical / methodological contributions
A new driving factor for the adoption of DT was found, not reported by the RSL conducted by Verhoef et al (2021), demonstrating that organizations can be driven to adopt DT, as a contingency response to an external crisis.
Social / management contributions
The study addresses Verhoef et al.'s (2021) call for customer-centric indicators in DT research. It employs a multidimensional scale to gauge students' academic satisfaction.