Resumo

Título do Artigo

O Estado da Arte Sobre Interações Sociais em Equipes Virtuais de Projetos
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Laurival Siqueira Calçada Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Uninove Campus Memorial
2 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
3 - Marcírio Silveira Chaves
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - PucRS

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa analisa o estado da arte sobre interações sociais em equipes virtuais de projetos, por meio de uma revisão sistemática da literatura
Relevância/originalidade
This research analyzes the state of the art on social interactions in virtual project teams, through a systematic literature review.
Metodologia/abordagem
Por meio de uma revisão sistemática da literatura, uma amostra de 62 artigos foi coletada nas bases ISI Web of Science e Scopus, abrangendo o período de 2016 até janeiro de 2023
Principais resultados
Os resultados evidenciam que compartilhamento de conhecimento, identidade social, cognição de equipe, segurança psicológica e capacidade absortiva são frequentemente adotados para melhorar o entendimento das interações sociais em equipes virtuais de projetos
Contribuições teóricas/metodológicas
As agendas de pesquisa identificadas estão pouco desenvolvidas, apresentando oportunidade para aprofundamento, com destaque para o entendimento da identidade social, levando a um aumento na produtividade, na criatividade e na qualidade do trabalho.
Contribuições sociais/para a gestão
A partir desta pesquisa, o campo de Gestão de Projetos recebe uma visão panorâmica do estado da arte sobre interações sociais em equipes virtuais de projetos.

Abstract

Study goals
This research analyzes the state of the art on social interactions in virtual project teams, through a systematic literature review.
Relevance / originality
This research analyzes the state of the art on social interactions in virtual project teams, through a systematic literature review.
Methodology / approach
Through a systematic literature review, a sample of 62 articles was collected from the ISI Web of Science and Scopus databases, covering the period from 2016 to January 2023
Main results
The results show that knowledge sharing, social identity, team cognition, psychological safety and absorptive capacity are often adopted to improve the understanding of social interactions in virtual project teams
Theoretical / methodological contributions
The identified research agendas are underdeveloped, presenting opportunities for deepening, with emphasis on the understanding of social identity, leading to an increase in productivity, creativity and quality of work.
Social / management contributions
From this research, the field of Project Management receives a panoramic view of the state of the art on social interactions in virtual project teams.