Resumo

Título do Artigo

Promoção com Redução Figurada de Preços como Nudge e Indutor de Compra no Processo Decisório do Consumidor
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - Patricia Angelo de Castro Cotti
USP - Universidade de São Paulo - FEA
2 - Nuno Fouto
USP - Universidade de São Paulo - Faculdade de economia administração e contabilidade
3 - Christian Gomes-e-Souza Munaier
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - PPGA - FEAUSP

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar a influência das promoções de preço em caráter figurado (sem um real benefício de desconto), preço de referência e aspectos culturais, na tomada de decisão de compra do consumidor.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por abordar a prática de promoções com redução de preço figurada, ainda pouco explorada na literatura acadêmica. O método inovador de coleta de dados e tratamento também são uma contribuição relevante.
Metodologia/abordagem
Abordagem exploratória, com cinco proposições elaboradas a partir da literatura consultada. Utilizou-se dados coletados das redes sociais, especialmente do Twitter (n=26 mil), por meio da linguagem Python 3.9, bibliotecas de emulação de browser Selenium e processamento de dados html BeautifulSoup.
Principais resultados
Comprovamos a existência da promoção com redução de preço de forma figurada e sua capacidade de influenciar positivamente a decisão de compra do consumidor, atuando como um "nudge" para a compra. O preço de referência é confirmado.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui teoricamente ao explorar a influência da promoção figurada. Ainda, o método de coleta e tratamento de dados é contribuição metodológica válida, permitindo fornecer informações valiosas sobre as percepções reais dos consumidores.
Contribuições sociais/para a gestão
O artigo esclarece como os impactos das promoções com redução de preço são percebidos pelos consumidores e como diferentes atributos e comportamentos podem influenciar as decisões de compra. Também, o artigo propõe um olhar sobre as práticas antiéticas de promoção no varejo.

Abstract

Study goals
We aimed to investigate the influence of figurative price promotions (without a real discount benefit), reference prices, and cultural aspects on consumer purchase decision-making.
Relevance / originality
The study is relevant for addressing the practice of figurative price promotions, which has been relatively underexplored in the academic literature. The innovative method of data collection and treatment is also a significant contribution.
Methodology / approach
An exploratory approach was adopted, with five propositions developed based on the consulted literature. Data were collected from social media, particularly Twitter (n=26,000), using Python 3.9 language and libraries for browser emulation (Selenium) and HTML data processing (BeautifulSoup).
Main results
We have demonstrated the existence of figurative price promotions and their capacity to positively influence consumer purchase decisions, acting as a "nudge" for purchase behavior. The reference price is confirmed.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes theoretically by exploring the influence of figurative promotions. Additionally, the data collection and treatment method are valid methodological contributions, providing valuable insights into consumers' real perceptions.
Social / management contributions
The article elucidates how consumers perceive the impacts of price promotions and how different attributes and behaviors can influence purchase decisions. Furthermore, the paper proposes a perspective on unethical promotional practices in retail.