Objetivo do estudo
Investigar a influência das promoções de preço em caráter figurado (sem um real benefício de desconto), preço de referência e aspectos culturais, na tomada de decisão de compra do consumidor.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por abordar a prática de promoções com redução de preço figurada, ainda pouco explorada na literatura acadêmica. O método inovador de coleta de dados e tratamento também são uma contribuição relevante.
Metodologia/abordagem
Abordagem exploratória, com cinco proposições elaboradas a partir da literatura consultada. Utilizou-se dados coletados das redes sociais, especialmente do Twitter (n=26 mil), por meio da linguagem Python 3.9, bibliotecas de emulação de browser Selenium e processamento de dados html BeautifulSoup.
Principais resultados
Comprovamos a existência da promoção com redução de preço de forma figurada e sua capacidade de influenciar positivamente a decisão de compra do consumidor, atuando como um "nudge" para a compra. O preço de referência é confirmado.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui teoricamente ao explorar a influência da promoção figurada. Ainda, o método de coleta e tratamento de dados é contribuição metodológica válida, permitindo fornecer informações valiosas sobre as percepções reais dos consumidores.
Contribuições sociais/para a gestão
O artigo esclarece como os impactos das promoções com redução de preço são percebidos pelos consumidores e como diferentes atributos e comportamentos podem influenciar as decisões de compra. Também, o artigo propõe um olhar sobre as práticas antiéticas de promoção no varejo.