Resumo

Título do Artigo

OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Sustentável

Autores

Nome
1 - Bianca Barbosa Garcia
UFRR - Universidade Federal de Roraima - Paricarana
2 - Daiane Tretto da Rocha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA
3 - Cíntia de Castro Garcia Martins
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - Departamento Graduação - DEG
4 - Gabriela Martins dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi compreender as oportunidades e desafios no desenvolvimento da matriz de avaliação de impacto social da Fazenda da Esperança De Roraima (FERR).
Relevância/originalidade
Pertinência da ferramenta Teoria da Mudança (TdM) no campo da avaliação de impacto socioambiental. Organizações semelhantes podem iniciar uma estruturação da TdM e matriz de avaliação de impacto com base nesse case.
Metodologia/abordagem
A abordagem é qualitativa, com o objetivo de explorar e descrever ações desenvolvidas pela FERR na elaboração da TdM e matriz de avaliação de impacto social Trata-se de um estudo de caso que adotou como técnicas a observação e a entrevista semiestruturada.
Principais resultados
Elaboração da TdM da FERR e construção da matriz de impacto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Apresenta um case para refletir sobre as oportunidades e desafios no desenvolvimento de uma ferramenta metodológica de avaliação de impacto social
Contribuições sociais/para a gestão
Contribuições para empreendedores sociais que desejam acompanhar o processo de desenvolvimento de uma TdM e de uma matriz de avaliação de impacto.

Abstract

Study goals
The objective of this study was to understand the opportunities and challenges in developing the social impact assessment matrix of Fazenda da Esperança De Roraima (FERR).
Relevance / originality
Relevance of the Theory of Change (ToC) tool in the field of socio-environmental impact assessment. Similar organizations can initiate the structuring of a ToC and impact assessment matrix based on this case.
Methodology / approach
The approach used was qualitative, aiming to explore and describe the actions undertaken by FERR in developing the ToC and social impact assessment matrix. Therefore, it is a case study that adopted observation and semi-structured interviews as techniques.
Main results
Development of FERR's ToC and construction of the impact matrix.
Theoretical / methodological contributions
It presents a case to reflect upon the opportunities and challenges in developing a methodological tool for social impact assessment.
Social / management contributions
Social entrepreneurs seeking to follow the process of developing a ToC and an impact assessment matrix can benefit from this study.