Resumo

Título do Artigo

EFEITO DO BURNOUT E DO ESTRESSE NA PRODUTIVIDADE DOS GERENTES DE UMA MEGACIDADE
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Andrea Regina Kaneko Kobayashi
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Coordenação de Engenharia e Arquitetura
2 - Nairana Radtke Caneppele
Centro Universitário Unihorizontes - Belo Horizonte - MG
3 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA e PPGP
4 - Claudia Terezinha Kniess
UNIFESP - UNIFESP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo foi identificar os efeitos do deslocamento do viajante urbano habitual sobre a produtividade dos gestores de empresas de uma megacidade. Investigamos o estresse do viajante habitual em fadiga e burnout, para avaliar seu efeito subsequente na produtividade do gerente.
Relevância/originalidade
O estresse do viajante urbano habitual pode ser experimentado não apenas ao dirigir o veículo, mas também em outras atividades. Assim, os estados debilitantes de saúde podem levar à perda de produtividade de funcionários e gestores.
Metodologia/abordagem
Realizamos uma pesquisa quantitativa com gestores que atuam na cidade de São Paulo. Para coletar os dados utilizamos três escalas e recebemos 514 respostas. Utilizamos o software Smart-PLS para organização e tratamento dos dados por meio da modelagem de Equações Estruturais.
Principais resultados
Nossos resultados indicam que o estresse dos gerentes no deslocamento tem um efeito importante na produtividade do trabalho. O estresse dos gerentes em seu deslocamento influencia a produtividade devido à influência do burnout e fadiga desses gerentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para os estudos em cidades inteligentes sustentáveis ao apresentar o efeito do estresse do deslocamento nos ambientes organizacionais. Também contribui para a compreensão do efeito do deslocamento na produtividade do trabalho, aumentando o burnout.
Contribuições sociais/para a gestão
Nosso trabalho apresenta uma fundamentação sobre a imobilidade urbana, que tem afetado os trabalhadores que utilizam o transporte público e privado. Esses trabalhadores têm sua produtividade reduzida diante dos problemas da insustentabilidade urbana. Gestores de pessoas precisam se preocupar com esse fato.

Abstract

Study goals
To identify the effects of commuting by the regular urban traveler on the productivity of business managers in a megacity. We investigated commuter stress on fatigue and burnout to assess its subsequent effect on manager productivity.
Relevance / originality
The stress of the usual urban traveler can be experienced not only when driving the vehicle, but also in other activities. Thus, the weakening states of health can lead to the loss of productivity of employees and managers.
Methodology / approach
We carried out a quantitative survey with managers who work in the city of São Paulo. We collected 514 responses using three scales. We chose the Smart-PLS software for organizing and processing data through Structural Equation modeling.
Main results
Our results indicate that managers' commuting stress has an important effect on work productivity. The stress of managers in their displacement influences productivity due to the influence of burnout and fatigue of these managers.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes to studies in sustainable smart cities by presenting the effect of commuting stress on organizational environments. It also contributes to understanding the effect of commuting on work productivity, increasing burnout.
Social / management contributions
Our work presents a foundation on urban immobility, which has affected workers who use public and private transport. These workers have their productivity reduced due to the problems of urban unsustainability. People managers need to be concerned about this fact.