Objetivo do estudo
O estudo teve como objetivo identificar a percepção do uso do Chat GPT® junto aos públicos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, tendo como proposta identificar em que medida o Chat GPT® pode colaborar ou comprometer os processos de ensino.
Relevância/originalidade
Contribuição para o conhecimento científico por meio de uma abordagem teórico-empírica, o que possibilita a reflexão sobre a temática em questão de forma mais aprofundada. Na dinâmica operacional por oferecer uma avaliação quanto ao uso do Chat GPT® no processo de ensino.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso de natureza descritiva e caráter qualitativo Para tanto aplicou-se um roteiro de entrevistas junto aos docentes e discentes dos cursos de engenharia da UEMG. Após a coleta os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo.
Principais resultados
Os resultados permitiram compreender a contribuição da ferramenta no processo educacional. Como aspectos positivos destacaram a facilidade de acesso às informações e ganho de tempo. Quanto às limitações, destacaram-se a falta de fonte da informação e a solução de cálculos avançados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição teórica, colabora para a ampliação do campo de estudos e melhor compreensão da aplicação do Chat GPT no processo de ensino e aprendizagem associados aos cursos de engenharia. Como contribuição prática permitiu compreender aspectos contributivos e limitantes do Chat GPT.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição prática, consolida a aplicação da ferramenta como instrumento colaborativo no âmbito educacional, e não como substituição às práticas pedagógicas já implantadas Sua dimensão construtiva permite a ampliação dos estudos da ferramenta, sobretudo por se tratar de uma temática nova.