Resumo

Título do Artigo

O USO DO CHAT GPT NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: VILÃO OU ALIADO?
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Tema

Inovação, Empreendedorismo, Inteligência Artificial (IA) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Transformando os Negócios

Autores

Nome
1 - Josiane Luiza da Silva
Universidade do Estado de Minas Gerais - Divinópolis - MG
2 - Marcelo Agenor Espíndola
Faculdade de Nova Serrana (FANS) - Nova Serrana - MG
3 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UFMG - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo teve como objetivo identificar a percepção do uso do Chat GPT® junto aos públicos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, tendo como proposta identificar em que medida o Chat GPT® pode colaborar ou comprometer os processos de ensino.
Relevância/originalidade
Contribuição para o conhecimento científico por meio de uma abordagem teórico-empírica, o que possibilita a reflexão sobre a temática em questão de forma mais aprofundada. Na dinâmica operacional por oferecer uma avaliação quanto ao uso do Chat GPT® no processo de ensino.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso de natureza descritiva e caráter qualitativo Para tanto aplicou-se um roteiro de entrevistas junto aos docentes e discentes dos cursos de engenharia da UEMG. Após a coleta os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo.
Principais resultados
Os resultados permitiram compreender a contribuição da ferramenta no processo educacional. Como aspectos positivos destacaram a facilidade de acesso às informações e ganho de tempo. Quanto às limitações, destacaram-se a falta de fonte da informação e a solução de cálculos avançados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição teórica, colabora para a ampliação do campo de estudos e melhor compreensão da aplicação do Chat GPT no processo de ensino e aprendizagem associados aos cursos de engenharia. Como contribuição prática permitiu compreender aspectos contributivos e limitantes do Chat GPT.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição prática, consolida a aplicação da ferramenta como instrumento colaborativo no âmbito educacional, e não como substituição às práticas pedagógicas já implantadas Sua dimensão construtiva permite a ampliação dos estudos da ferramenta, sobretudo por se tratar de uma temática nova.

Abstract

Study goals
The study aimed to identify the perception of the use of the Chat GPT® among the public involved in the teaching and learning processes, with the aim of identifying to what extent the Chat GPT® can collaborate or compromise the teaching processes.
Relevance / originality
Contribution to scientific knowledge through a theoretical-empirical approach, which makes it possible to reflect on the subject in question in more depth. In operational dynamics for offering an evaluation regarding the use of Chat GPT® in the teaching process.
Methodology / approach
Descriptive and qualitative case study For that purpose, a script of interviews was applied to professors and students of engineering courses at UEMG. After collecting the data, they were analyzed using content analysis.
Main results
The results allowed understanding the contribution of the tool in the educational process As positive aspects, they highlighted the ease of access to information and saving time As for the limitations, the lack of source of information and the solution of advanced.
Theoretical / methodological contributions
As a theoretical contribution, it contributes to the expansion of the field of studies and a better understanding of the application of Chat GPT in the teaching and learning process associated with engineering courses.
Social / management contributions
As a practical contribution, it consolidates the application of the tool as a collaborative instrument in the educational field, and not as a replacement for pedagogical practices already implemented.