Resumo

Título do Artigo

A MODERAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO NA RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE EM RELAÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEUS COMPONENTES
Abrir Arquivo

Tema

Inovação, Empreendedorismo, Inteligência Artificial (IA) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Transformando os Negócios

Autores

Nome
1 - João Paulo Moreira Silva
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/PUC Minas)
2 - Siliane Ferrari
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo tem como objetivo avaliar se o curso de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Economia [ACE] modera a relação entre a Ansiedade em relação à Inteligência Artificial [AIA] e seus componentes
Relevância/originalidade
A relevância do estudo está em sua abordagem inovadora, partindo da avaliação de estudantes de estudos econômicos e gerenciais sobre sua percepção acerca da Inteligência Artificial e seu uso no ambiente de trabalho e sociedade
Metodologia/abordagem
A metodologia do estudo será quantitativa de caráter confirmatório e corte transversal, utilizando estatística descritiva e modelo linear geral multivariado
Principais resultados
O principal resultado esperado é a validação das hipóteses da pesquisa, ou seja, a demonstração de moderação entre os cursos de graduação analisados e AIA, assim como a demonstração de impactos específicos por cursos de graduação
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuições teóricas, espera-se demonstrar os impactos que cursos ACE possuem na visualização de AIA em estudantes
Contribuições sociais/para a gestão
Tais contribuições teóricas poderão auxiliar também no debate em relação a inclusão e desenvolvimento de modelos de aprendizagem sobre IA em diversas Instituições de Ensino e Pesquisa em nível nacional, além do desenvolvimento de políticas públicas para este público específico

Abstract

Study goals
The study aims to evaluate whether the graduation course in Management, Accounting and Economics [MAE] moderates the relationship between Artificial Intelligence Anxiety [AIA] and its components
Relevance / originality
The relevance of this study lies in its innovative approach, based on the evaluation of students of economic and managerial studies about their perception of Artificial Intelligence and its use in the work place and society
Methodology / approach
The methodology is quantitative, confirmatory and cross-sectional, using descriptive statistics and multivariate general linear modelling
Main results
. The main expected result is the validation of the research hypotheses, that is, the demonstration of moderation between the undergraduate courses analyzed and AIA, as well as the demonstration of specific impacts by undergraduate courses
Theoretical / methodological contributions
As theoretical contributions, it is expected to demonstrate the impacts that MAE courses have on the perception of AIA in students
Social / management contributions
Such theoretical contributions may also assist in the discussion regarding the incorporation and development of learning models on AI in several Education and Research Institutions at the national level, in addition to the development of public policies for this specific audience