Resumo

Título do Artigo

A PERSONALIDADE DO GESTOR DE PROJETOS COMO FATOR DE SUCESSO NA GESTÃO DE STAKEHOLDERS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Joelma Maria Pereira Simplicio
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA e PPGP

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato técnico é analisar como os traços positivos de personalidade, em especial, características associadas ao fator conscienciosidade de um gerente de projetos, influenciou a sua atuação no projeto de inauguração de um shopping center.
Relevância/originalidade
Os projetos de inauguração de shopping centers constituem eventos singulares. Nessa perspectiva, é de suma importância a avaliação do desempenho do gerente de projeto, pois este fator pode ser decisivo para o sucesso ou insucesso do empreendimento.
Metodologia/abordagem
Optou-se pela utilização do método de estudo de caso. As fontes de dados foram: (a) análise documental; b) observação direta feita pela autora deste relato, no referido evento e c) questionário respondido pelo gestor de projetos alvo deste estudo.
Principais resultados
Os resultados demonstraram que as características associadas ao fator conscienciosidade como organização, responsabilidade e diligência, influenciaram positivamente a atuação do gerente de projetos alvo deste estudo, levando-o a alcançar os objetivos do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo proporcionou contribuições para o entendimento da importância dos traços de personalidade do gerente do projeto, associados a habilidades de liderança, no projeto de inauguração de um shopping center, devido a necessidade de uma gestão efetiva dos stakeholders.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho defende que gerentes dotados de habilidades técnicas e humanas adequadas ao tipo de projeto que irão conduzir, promovem um ambiente de trabalho saudável, contribuindo para a boa saúde e bem-estar das pessoas ao seu redor.

Abstract

Study goals
The objective of this technical report is to analyze how the positive personality traits, in particular, characteristics associated with the conscientiousness factor of a project manager, influenced his performance in the project to open a shopping center.
Relevance / originality
Shopping center opening projects are unique events. In this perspective, it is extremely important to evaluate the performance of the project manager, as this factor can be decisive for the success or failure of the enterprise.
Methodology / approach
We chose to use the case study method. Data sources were: (a) document analysis; b) direct observation made by the author of this report, in that event and c) questionnaire answered by the project manager target of this study.
Main results
The results showed that the characteristics associated with the conscientiousness factor, such as organization, responsibility and diligence, positively influenced the performance of the project manager who was the subject of this study, leading him to achieve the project's objectives.
Theoretical / methodological contributions
This study provided contributions to the understanding of the importance of the project manager's personality traits, associated with leadership skills, in the opening project of a shopping center, due to the need for effective management of stakeholders.
Social / management contributions
This work argues that managers endowed with technical and human skills appropriate to the type of project they will lead, promote a healthy work environment, contributing to the good health and well-being of the people around them.