Resumo

Título do Artigo

IDENTIDADE CULTURAL E MARCAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Marcas e Produtos

Autores

Nome
1 - DIOGO LEITE DA CRUZ
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - SÃO PAULO
2 - Fabio Marra Katsuyama
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Joana Rosa Cardoso de Carvalho
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Campus Tech

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é por meio de revisão sistemática da literatura examinar como a literatura vem abordando a temática identidade cultural e marcas, nas bases de dados Scopus e Web of Science
Relevância/originalidade
A revisão traz estudos sobre identidade cultural e marcas e apresenta de forma sistemática a relação da identidade cultural e marcas.
Metodologia/abordagem
O estudo emprega uma abordagem de revisão sistemática da literatura com coleta e análise de artigos guiada pelo protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA).
Principais resultados
Os resultados mostraram a relevância da identidade cultural no comportamento do consumidor avaliando atitude, intenção, lealdade e a disposição de recomendação positiva O presente estudo identifica a identidade cultural e marcas como um domínio promissor para pesquisadores e demais profissionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para a literatura na forma de contextualização da identidade cultural e marcas, mostrando o impacto da identidade cultural na marca, seja ela local ou global.
Contribuições sociais/para a gestão
Contribuição gerencial se dá pela possibilidade de gestores de marketing considerar a identidade cultural no desenvolvimento de marcas e campanhas de marketing. A contribuição social se dá na importância da valorização da cultura das pessoas e comunidades.

Abstract

Study goals
The objective of this article is, through a systematic review of the literature, to examine how literature has been approaching the theme of cultural identity and brands, based on Scopus and Web of Science data
Relevance / originality
The review brings studies on cultural identity and brands and systematically presents the relationship between cultural identity and brands.
Methodology / approach
The study employs a systematic literature review approach with collection and analysis of articles guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA) protocol.
Main results
The results showed the relevance of cultural identity in consumer behavior, evaluating attitude, intention, loyalty and positive recommendation disposition. The present study identifies cultural identity and brands as a promising domain for researchers and other professionals.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes to the literature in the form of contextualization of cultural identity and brands, showing the impact of cultural identity on the brand, whether local or global.
Social / management contributions
A managerial contribution is given by the possibility for marketing managers to consider cultural identity in the development of brands and marketing campaigns. The social contribution takes place in the importance of valuing the culture of people and communities.