Objetivo do estudo
Apresentar quais são os fatores críticos de sucesso que fazem com que uma feira possa agradar seu expositor e atrair visitantes O texto busca trazer uma visão de como essa feira pode alcançar o sucesso usando metodologias de gestão de projetos.
Relevância/originalidade
Durante os últimos anos, as feiras de negócio tem crescido exponencialmente, mostrando-se como ferramentas úteis para gerar leads e criar networkings. Mesmo com a pandemia da COVID-19, as feiras presenciais se mostraram mais eficientes frente as feiras virtuais.
Metodologia/abordagem
Metodologia baseada em uma coleta de dados feita, primordialmente, por meio de entrevistas semiestruturadas, pois é uma forma eficiente de reunir dados empíricos As entrevistas semiestruturadas foram gravadas, os principais trechos transcritos e agrupados para uma análise mais aprofundada.
Principais resultados
Fatores críticos de sucesso de grandes feiras de eventos: Gestão de Stakeholders, Gestão de comunicação e mídias sociais, Organização do evento, Segurança e Satisfação do Cliente. Existem outros fatores que são importantes, mas os fatores acima citados foram os mais essenciais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Cada ano que passa as feiras vão ganhando mais expositores e crescendo em tamanho. Esse trabalho poderá ajudar equipes de montagem de feiras a guiá-los para quais pontos os mesmos devem redobrar a atenção para conduzir uma feira gerando resultados sustentáveis.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho poderá ajudar a compreender a aplicação de conceitos de gestão de projetos aplicados a feiras de eventos, saindo apenas do mundo empresarial/corporativo, onde gestão de projetos é aplicada com maior intensidade.