Resumo

Título do Artigo

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE PROJETOS DE GRANDES FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO NA FEIRA INTERNACIONAL DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA (FIPAN)
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Marcos Vinicius Pinheiro Silva
Fundação Vanzolini - São Paulo
2 - Aline Sacchi Homrich
USP - Universidade de São Paulo - Engenharia de Produção - Escola Politécnica de São Paulo

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar quais são os fatores críticos de sucesso que fazem com que uma feira possa agradar seu expositor e atrair visitantes O texto busca trazer uma visão de como essa feira pode alcançar o sucesso usando metodologias de gestão de projetos.
Relevância/originalidade
Durante os últimos anos, as feiras de negócio tem crescido exponencialmente, mostrando-se como ferramentas úteis para gerar leads e criar networkings. Mesmo com a pandemia da COVID-19, as feiras presenciais se mostraram mais eficientes frente as feiras virtuais.
Metodologia/abordagem
Metodologia baseada em uma coleta de dados feita, primordialmente, por meio de entrevistas semiestruturadas, pois é uma forma eficiente de reunir dados empíricos As entrevistas semiestruturadas foram gravadas, os principais trechos transcritos e agrupados para uma análise mais aprofundada.
Principais resultados
Fatores críticos de sucesso de grandes feiras de eventos: Gestão de Stakeholders, Gestão de comunicação e mídias sociais, Organização do evento, Segurança e Satisfação do Cliente. Existem outros fatores que são importantes, mas os fatores acima citados foram os mais essenciais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Cada ano que passa as feiras vão ganhando mais expositores e crescendo em tamanho. Esse trabalho poderá ajudar equipes de montagem de feiras a guiá-los para quais pontos os mesmos devem redobrar a atenção para conduzir uma feira gerando resultados sustentáveis.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho poderá ajudar a compreender a aplicação de conceitos de gestão de projetos aplicados a feiras de eventos, saindo apenas do mundo empresarial/corporativo, onde gestão de projetos é aplicada com maior intensidade.

Abstract

Study goals
Present what are the critical success factors that make a fair able to please its exhibitor and attract visitors The text seeks to bring a vision of how this fair can achieve success using project management methodologies.
Relevance / originality
During the last few years, trade fairs have grown exponentially, proving to be useful tools to generate leads and create networks. Even with the COVID-19 pandemic, face-to-face fairs proved to be more efficient compared to virtual fairs.
Methodology / approach
Methodology based on data collection done primarily through semi-structured interviews, as it is an efficient way to gather empirical data. The semi-structured interviews were recorded, the main excerpts transcribed and grouped for further analysis.
Main results
Critical success factors for large event fairs: Stakeholder Management, Communication and Social Media Management, Event Organization, Safety and Customer Satisfaction. There are other factors that are important, but the above mentioned factors were the most essential.
Theoretical / methodological contributions
Each year, the fairs are gaining more exhibitors and growing in size. This work can help fair assembly teams to guide them to which points they should redouble their attention to conduct a fair generating sustainable results.
Social / management contributions
This work may help to understand the application of project management concepts applied to event fairs, leaving only the business/corporate world, where project management is applied with greater intensity.