Resumo

Título do Artigo

DISTANCIAMENTO PSICOLÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Emergentes em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Jaime Bartholomeu Filho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
Estudar a relação, através da realização de experimentos, entre as distâncias psicológicas geográfica e social a que estão submetidos os envolvidos em projetos com a percepção de sucesso dos projetos.
Relevância/originalidade
É um estudo original que buscou a relação entre os efeitos das distâncias psicológicas preconizadas na Construal Level Theory e a percepção de sucesso em projetos. Os achados contribuem para o aumento da percepção de sucesso pelos envolvidos nos projetos.
Metodologia/abordagem
Este estudo é de natureza empírica, com abordagem quantitativa e estratégia experimental. Realizado pela aplicação de experimentos com cenários hipotéticos de projetos, caracterizados pelas diferentes distâncias psicológicas geográfica e social, que buscou a relação das mesmas com o sucesso em projetos.
Principais resultados
Comprovou-se as hipóteses de que existe uma relação positiva entre as proximidade geográfica e social, a que estão submetidos os envolvidos em projetos, e a percepção de sucesso nos projetos nos requisitos de cumprimento do orçamento e dos prazos
Contribuições teóricas/metodológicas
Incentivar e amadurecer a discussão sobre como aumentar a percepção de sucesso dos projetos, através da utilização dos conceitos da CLT no seu gerenciamento, aplicando os resultados das distâncias psicológicas. Promover a utilização de experimentos como metodologia para encontrar relações causais.
Contribuições sociais/para a gestão
Promover um avanço nas práticas gerenciais para diagnosticar, discutir, planejar, desenvolver e implantar práticas para o uso eficaz das distâncias psicológicas na obtenção dos resultados planejados (sucesso) na gestão de projetos em todo o seu ciclo de vida.

Abstract

Study goals
To study the relationship, through experiments, between the geographic and social psychological distances to which those involved in projects are submitted and the perception of project success.
Relevance / originality
It is an original study that sought the relationship between the effects of psychological distances advocated in the Construal Level Theory and the perception of success in projects The findings contribute to increase the perception of success in projects by those involved.
Methodology / approach
This study is empirical in nature, with a quantitative approach and an experimental strategy. Performed by applying experiments with hypothetical project scenarios, characterized by different geographical and social psychological distances, which sought to relate them to success in projects.
Main results
The hypothesis that there is a positive relationship between geographic and social proximity, to which those involved in projects are submitted, and the perception of success in projects in the requirements of meeting the budget and deadlines were confirmed.
Theoretical / methodological contributions
Encourage and mature the discussion on how to increase the perception of project success, through the use of CLT concepts in their management, applying the results of psychological distances. Promote the use of experiments as a methodology to find causal relationships.
Social / management contributions
Promote an advance in management practices to diagnose, discuss, plan, develop and implement practices for the effective use of psychological distances in obtaining the planned results (success) in managing projects throughout their life cycle.