Resumo

Título do Artigo

A INOVAÇÃO NA EXPLICAÇÃO DA LEALDADE: EXTENSÃO DO MODELO ACSI
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Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - EDUARDO MESQUITA DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Evandro Luiz Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - Eliane Herrero Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Barra Funda
4 - Priscila Rezende da Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi entender o papel da inovação percebida em um serviço na explicação da lealdade.
Relevância/originalidade
Incorporação da variável inovação percebida ao modelo ACSI para mensuração da lealdade em serviços de academias de ginástica.
Metodologia/abordagem
Utilizamos o modelo ACSI para mensurar a lealdade do consumidor de serviços em uma amostra de 232 clientes de academias de ginástica em São Paulo, juntamente com mensuração da inovação percebida pelos mesmos consumidores.
Principais resultados
Os resultados apontaram que todas as variáveis explicaram a satisfação e lealdade dos clientes, com exceção da qualidade percebida, que não apresentou caminho de significância na explicação da satisfação.
Contribuições teóricas/metodológicas
A inovação percebida, incorporada ao modelo ACSI, mostrou ser um antecedente relevante na explicação da lealdade do consumidor de serviços.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados permitiram aponta a necessidade de atenção, por parte dos gestores de marketing, na agilidade de atendimento aos clientes, na atenção dada pelos funcionários, no cumprimento das promessas feitas, na atenção às dúvidas dos clientes e na qualidade geral dos serviços oferecidos pelas academias de ginástica.

Abstract

Study goals
The objective of this study was to understand the role of perceived innovation in services to explain loyalty.
Relevance / originality
Incorporation of the variable perceived innovation into the ACSI model for measuring loyalty in a service.
Methodology / approach
We used the ACSI model to measure consumer loyalty services in a sample of 232 clients of gyms in São Paulo, together with measuring the innovation perceived by the those consumers.
Main results
The results showed that all variables explained customer satisfaction and loyalty, except for perceived quality, which did not show a significant path in explaining satisfaction.
Theoretical / methodological contributions
The perceived innovation, incorporated into the ACSI model, proved to be a relevant antecedent in explaining consumer loyalty in services.
Social / management contributions
The results pointed out to marketing managers the need for attention and for agility in providing services regarding attention by employees, fulfillment of promises made, attention to customer doubts and general quality of services offered.