Resumo

Título do Artigo

ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: O CONTEXTO DE EMPRESAS DE TI
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Eduardo Alexandre Rodrigues
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA - Campus Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do presente estudo é identificar os estilos de aprendizagem de profissionais em diferentes contextos organizacionais, principalmente nas empresas de TI. Pretende-se com isso identificar peculiaridades de acordo com os estilos de aprendizagem que emergem nesta pesquisa. Neste caso, a identificação dos estilos de aprendizagem pode auxiliar as organizações da definição de um processo adequado de desenvolvimento e aprendizagem.
Relevância/originalidade
Treinamento e desenvolvimento trata-se de um dos fatores de grande importância dentro das organizações Como visto dentro da Visão Baseada no Conhecimento (knowledge-based view – KBV) sugere-se que a razão primária da empresa é a criação e aplicação do conhecimento, conforme Demsetz (1991), Grant (1996) & Spender (1996) Sendo isso fator de grande importância vê-se a importância de levantar-se a discussão de como os Estilos de Aprendizagem podem auxiliar neste processo.
Metodologia/abordagem
A metodologia abordada será de natureza exploratória. Tendo paradigma positivista. Utilizando método survey, sendo assim de natureza quantitativa. A unidade de analise empresas de TI.
Principais resultados
Com a obtenção dos resultados dos estilos de aprendizagem dos indivíduos da empresa investigada neste artigo, foi observado uma relação preponderante quanto a um estilo de aprendizagem experiencial. Os mapeamentos dos estilos de aprendizagem revelaram uma certa predominância de duas características bem destacadas. Num universo de 21 indivíduos que responderam o inventário apresentado, tivemos 40% deles como Assimiladores, e 50% como convergentes. O restante tivemos 5% Acomodador e 5% Divergentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas/metodológicas são a introdução de um modelo teórico educacional nos processos de treinamento nas organizações. Os treinamentos nas organizações não levam em consideração os estilos de aprendizagem individuais. Levando-se em consideração estes estilos, as organizações poder-se-ão beneficiar-se com maior assertividade na obtenção do conhecimento.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições para a gestão poderão ser observadas em uma melhor aproveitamento dos treinamentos organizacionais. Entendendo o modelo e os estilos de aprendizagem de cada individua o recurso poderá ser melhor aproveitado em alguma atividade específica, ou na melhor obtenção de resultados.

Abstract

Study goals
The objective of the present study is to identify the learning styles of professionals in different organizational contexts, mainly in IT companies. It is intended to identify peculiarities according to the learning styles that emerge in this research. In this case, the identification of learning styles can help organizations to define an appropriate process of development and learning.
Relevance / originality
Training and development is one of the factors of great importance within organizations As seen within the Knowledge-Based View (KBV) it is suggested that the primary reason of the company is the creation and application of knowledge, as Demsetz (1991), Grant (1996) & Spender (1996) This being a very important factor, we see the importance of raising the discussion of how Learning Styles can assist in this process.
Methodology / approach
The approached methodology will be exploratory in nature. Having a positivist paradigm. Using survey method, thus being quantitative in nature. The unit of analysis of IT companies.
Main results
With the results of the learning styles of the individuals of the company investigated in this article, a predominant relationship was observed in terms of an experiential learning style. The mapping of learning styles revealed a certain predominance of two well-highlighted characteristics. In a universe of 21 individuals who answered the presented inventory, we had 40% of them as Assimilators, and 50% as convergent. The rest had 5% accommodation and 5% divergent.
Theoretical / methodological contributions
Theoretical/methodological contributions are the introduction of a theoretical educational model in the training processes in organizations. Training in organizations does not take individual learning styles into account. Taking these styles into account, organizations can benefit from greater assertiveness in obtaining knowledge.
Social / management contributions
Contributions to management can be seen in better use of organizational training. Understanding the model and the learning styles of each individual, the resource can be better used in a specific activity, or in obtaining better results.