Resumo

Título do Artigo

ESTUDANDO ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA OU ASSISTINDO GAME OF THRONES?
Abrir Arquivo

Tema

Ensino e Pesquisa em Estratégia

Autores

Nome
1 - Romero de Albuquerque Maranhão
Marinha - Diretoria de Abastecimento

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar o modelo de estratégia organizacional que pode ser ensinado e debatido com o apoio da série de televisão Game of Thrones, do canal HBO.
Relevância/originalidade
Embora a análise fílmica constitua um difícil exercício metodológico devido à complexidade de se investigar aspectos imagéticos e dinâmicos do que é exibido na tela, esse tipo de análise pode constituir uma alternativa de captação de conceitos ilustrativos da realidade organizacional e empreendedora.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva. O método de investigação adotado consiste em um levantamento bibliográfico e fílmico, assim como da análise de conteúdo para o tratamento dos dados levantados. Sendo a linguagem metafórica fundamental para as comparações entre a teoria sobre estratégia e o conteúdo da série analisada.
Principais resultados
A intenção da análise foi ir além do raciocínio lógico, pois a série pode ser utilizada como recurso para uma análise mais profunda, reflexiva e crítica de temáticas importantes para a modificação de valores dos sujeitos sobre si e sua relação com o ambiente social do qual faz parte. Percebe-se que a obra ficcional apresenta grande potencial, em termos de auxílio na formação acadêmica, em especial no ensino-aprendizagem de Estratégia Organizacional, para mobilizar o interesse e a reflexão crítica para a tomada de decisão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Apresenta uma forma de ensino-aprendizagem que se aproxima da realidade dos alunos.
Contribuições sociais/para a gestão
A principal contribuição científica à área de Gestão refere-se ao aspecto educacional desse tema. O trabalho indica um meio simples de apresentar para os alunos a discussão sobre macro temas relacionados a estratégia organizacional de uma forma diferente da convencional.

Abstract

Study goals
Identify the organizational strategy model that can be taught and discussed with the support of the television series Game of Thrones
Relevance / originality
Although film analysis is a difficult methodological exercise due to the complexity of investigating imagetic and dynamic aspects of what is displayed on the screen, this type of analysis can be an alternative to capture concepts illustrating organizational and entrepreneurial reality.
Methodology / approach
This research is characterized as qualitative, exploratory and descriptive. The research method adopted consists of a bibliographic and filmic survey, as well as content analysis for the treatment of the collected data. Being the metaphorical language fundamental for the comparisons between the theory about strategy and the content of the analyzed series.
Main results
The intention of the analysis was to go beyond logical reasoning, as the series can be used as a resource for a deeper, reflective and critical analysis of important themes for the modification of the subjects' values ​​about themselves and their relationship with the social environment of which it is made. part. It is perceived that the fictional work has great potential, in terms of aid in academic training, especially in the teaching-learning of Organizational Strategy, to mobilize interest and critical reflection for decision making.
Theoretical / methodological contributions
It presents a form of teaching-learning that is close to the students' reality.
Social / management contributions
The main scientific contribution to the Management area refers to the educational aspect of this theme. The work indicates a simple means of presenting to students discuss macro topics related to organizational strategy in a different way than conventional.