Objetivo do estudo
Identificar o modelo de estratégia organizacional que pode ser ensinado e debatido com o apoio da série de televisão Game of Thrones, do canal HBO.
Relevância/originalidade
Embora a análise fílmica constitua um difícil exercício metodológico devido à complexidade de se investigar aspectos imagéticos e dinâmicos do que é exibido na tela, esse tipo de análise pode constituir uma alternativa de captação de conceitos ilustrativos da realidade organizacional e empreendedora.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva. O método de investigação adotado consiste em um levantamento bibliográfico e fílmico, assim como da análise de conteúdo para o tratamento dos dados levantados. Sendo a linguagem metafórica fundamental para as comparações entre a teoria sobre estratégia e o conteúdo da série analisada.
Principais resultados
A intenção da análise foi ir além do raciocínio lógico, pois a série pode ser utilizada como recurso para uma análise mais profunda, reflexiva e crítica de temáticas importantes para a modificação de valores dos sujeitos sobre si e sua relação com o ambiente social do qual faz parte.
Percebe-se que a obra ficcional apresenta grande potencial, em termos de auxílio na formação acadêmica, em especial no ensino-aprendizagem de Estratégia Organizacional, para mobilizar o interesse e a reflexão crítica para a tomada de decisão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Apresenta uma forma de ensino-aprendizagem que se aproxima da realidade dos alunos.
Contribuições sociais/para a gestão
A principal contribuição científica à área de Gestão refere-se ao aspecto educacional desse tema. O trabalho indica um meio simples de apresentar para os
alunos a discussão sobre macro temas relacionados a estratégia organizacional de uma forma diferente da convencional.