Objetivo do estudo
Entender o momento atual, com a regulamentação da oferta de programas de pós-graduação stricto sensu a distância, fomentando a discussão acerca dessa modalidade de oferta.
Relevância/originalidade
A medida que não há ainda cursos de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país e que a regulamentação é recente, não há casos de sucesso nem estudos que avaliem qual a melhor forma de se ofertá-los. Este estudo traz questões que fomentam estudos e reflexões para profissionais da área.
Metodologia/abordagem
teórico-conceitual
Principais resultados
Há a necessidade de identificar demandas para que sejam criadas propostas de cursos novas com relevância, em âmbito local, regional e nacional, de forma que a oferta do curso seja relevante e necessária. A falta de normatização e de critérios de avaliação consolidados traz à tona a necessidade de se criar técnicas e mecanismos que vão além dos requisitos elencados pela legislação.
Contribuições teóricas/metodológicas
A regulamentação para a proposta de cursos de mestrado profissional a distância não é suficiente para que crie cursos de relevância. Assim, foi realizada a conexão entre a legislação e os aspectos necessários e relevantes para a criação de um curso.
Contribuições sociais/para a gestão
Apresentar aos profissionais da área as possibilidades para a criação de novos cursos, inclusive com propostas associadas, fazendo a conexão entre a regulamentação, avaliação e necessidades do ensino a distância, para que se atinja o objetivo principal, que é o fomento econômico do país.