Resumo

Título do Artigo

Desafios da Educação a Distância em Cursos de pós-graduação Stricto Sensu
Abrir Arquivo

Tema

Ensino e Pesquisa em Estratégia

Autores

Nome
1 - Luiz Felipe Pinto de Souza
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Emerson Antonio Maccari
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Entender o momento atual, com a regulamentação da oferta de programas de pós-graduação stricto sensu a distância, fomentando a discussão acerca dessa modalidade de oferta.
Relevância/originalidade
A medida que não há ainda cursos de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país e que a regulamentação é recente, não há casos de sucesso nem estudos que avaliem qual a melhor forma de se ofertá-los. Este estudo traz questões que fomentam estudos e reflexões para profissionais da área.
Metodologia/abordagem
teórico-conceitual
Principais resultados
Há a necessidade de identificar demandas para que sejam criadas propostas de cursos novas com relevância, em âmbito local, regional e nacional, de forma que a oferta do curso seja relevante e necessária. A falta de normatização e de critérios de avaliação consolidados traz à tona a necessidade de se criar técnicas e mecanismos que vão além dos requisitos elencados pela legislação.
Contribuições teóricas/metodológicas
A regulamentação para a proposta de cursos de mestrado profissional a distância não é suficiente para que crie cursos de relevância. Assim, foi realizada a conexão entre a legislação e os aspectos necessários e relevantes para a criação de um curso.
Contribuições sociais/para a gestão
Apresentar aos profissionais da área as possibilidades para a criação de novos cursos, inclusive com propostas associadas, fazendo a conexão entre a regulamentação, avaliação e necessidades do ensino a distância, para que se atinja o objetivo principal, que é o fomento econômico do país.

Abstract

Study goals
Understand the current moment, with the regulation of the offer of stricto sensu distance learning graduate programs, encouraging the discussion about this type of offer
Relevance / originality
As there are still no stricto sensu postgraduate courses in operation in the country and the regulation is recent, there are no success stories or studies that assess how best to offer them. This study brings questions that foster studies and reflections for professionals in the field.
Methodology / approach
theoretical-conceptual
Main results
There is a need to identify demands for the creation of relevant new course proposals at local, regional and national levels, so that the course offerings are relevant and necessary. The lack of norms and consolidated evaluation criteria highlights the need to create techniques and mechanisms that go beyond the requirements listed by the legislation.
Theoretical / methodological contributions
The regulation for the proposal of distance professional masters courses is not enough to create relevant courses. Thus, the connection was made between the legislation and the necessary and relevant aspects for the creation of a course.
Social / management contributions
Present to professionals the possibilities for the creation of new courses, including associated proposals, making the connection between regulation, evaluation and distance learning needs, so that the main objective, which is the economic development of the country, is achieved.