Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM MODELO DE MENSURAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR NAS HABILIDADES MOTORA, COGNITIVA E SOCIOAFETIVA DO ALUNO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Jacqueline Corrêa Lustosa
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Wanderley Ramalho
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) -
3 - Domingos Antonio Giroletti
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) -

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo objetiva desenvolver e aplicar um modelo de mensuração do impacto de um Projeto de Educação Complementar sobre o desenvolvimento integral do aluno
Relevância/originalidade
O artigo preenche a lacuna representada pela carência de um modelo por meio do qual se possa avaliar o impacto pedagógico de um Projeto de Educação Complementar.
Metodologia/abordagem
Procedeu-se a um Estudo de Caso concernente a uma instituição privada que atua em nível nacional e executa um Projeto de Educação Complementar. Os dados foram coletados mediante um survey com 320 questionários cujo conteúdo foi analisado via estatística não paramétrica.
Principais resultados
As dimensões cognitiva e motora foram as mais impactadas pelo Projeto. Os indicadores mais relevantes em cada dimensão foram apresentados. Faixas etárias mais baixas são menos impactadas pelo Projeto em todas as três dimensões. “Tempo no projeto” impacta a dimensão motora sendo irrelevante na dimensão sócioafetiva. Renda familiar não apresentou impacto estatisticamente significativo.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo escrutina o referencial teórico pertinente ao tema e desenvolve um instrumental metodológico que permite examinar as transformações sociais e de aprendizagem a que está submetido o público alvo de um Projeto de Educação Complementar.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo permite uma melhor compreensão dos determinantes do desenvolvimento integral do aluno ensejando a construção de método pedagógico e ambiente mais adequados ao seu desenvolvimento.

Abstract

Study goals
This article aims to develop and apply a model to measure the impact of a Complementary Education Project on the integral development of the student.
Relevance / originality
The article fills the gap represented by the lack of a model through which to assess the pedagogical impact of a Complementary Education Project.
Methodology / approach
A Case Study was carried out concerning a private institution that operates at the national level and executes a Complementary Education Project. Data were collected through a survey with 320 questionnaires whose content was analyzed using non-parametric statistics.
Main results
The cognitive and motor dimensions were the most impacted by the Project. The most relevant indicators in each dimension were presented. Lower age groups are less impacted by the Project in all three dimensions. “Time in the project” impacts the motor dimension, being irrelevant in the socio-affective dimension. Family income did not have a statistically significant impact.
Theoretical / methodological contributions
The study scrutinizes the theoretical framework pertinent to the theme and develops a methodological tool that allows examining the social and learning transformations to which the target audience of a Complementary Education Project is submitted.
Social / management contributions
The study allows a better understanding of the determinants of the integral development of the student, giving rise to the construction of the pedagogical method and the most adequate environment for their development.