Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é a de identificar as principais linhas de estudos sendo realizados atualmente e identificar as principais competências do gestor de projetos.
Relevância/originalidade
O entendimento do cenários mais recente de pesquisas acadêmicas do gestor de projetos pode influenciar novas pesquisas acadêmicas. Este estudo oferece um entendimento analítico quanto as linhas atuais de pesquisa sobre o tema de competência do gestor de projetos.
Metodologia/abordagem
Considerando que a identificação dos principais drivers que movem os estudos mais recentes, como as teorias, autores e trabalhos relacionados ao tema de competências do gestor de projetos, são importantes, uma análise de pareamento bibliográfico foi realizada. Um estudo bibliométrico possibilita unir diversos dados bibliográficos via o uso de análises estatísticas específicas. As principais técnicas são as de citação, cocitação e pareamento bibliográfico. Esta última foi utilizada, neste estudo, para identificar as principais áreas de estudo relacionadas às competências do gestor de projetos.
Principais resultados
Os principais resultados desta pesquisa são a constatação de que os estudos mais atuais ainda observam as competências técnicas do gestor de projetos, a identificação das principais competências do gestor de projetos e a definição de sete grupos de competências e suas respectivas representatividades nas pesquisas vigentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo foi elaborado, considerando ferramentas e técnicas pertinentes a uma pesquisa bibliométrica de paramento bibliográfico, valendo-se inclusive, da análise fatorial e de rede.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições desse estudo se concentram na i) identificação das linhas de estudos atuais relacionadas às competências dos gestores de projetos, ii) na constatação de que há um movimento importante para estudos em soft skills e em hard skills e iii) na identificação das principais competências do gestor de projetos.