Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE COMPETÊNCIAS DO GESTOR DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - LINCOLN SPOSITO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
2 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa é a de identificar as principais linhas de estudos sendo realizados atualmente e identificar as principais competências do gestor de projetos.
Relevância/originalidade
O entendimento do cenários mais recente de pesquisas acadêmicas do gestor de projetos pode influenciar novas pesquisas acadêmicas. Este estudo oferece um entendimento analítico quanto as linhas atuais de pesquisa sobre o tema de competência do gestor de projetos.
Metodologia/abordagem
Considerando que a identificação dos principais drivers que movem os estudos mais recentes, como as teorias, autores e trabalhos relacionados ao tema de competências do gestor de projetos, são importantes, uma análise de pareamento bibliográfico foi realizada. Um estudo bibliométrico possibilita unir diversos dados bibliográficos via o uso de análises estatísticas específicas. As principais técnicas são as de citação, cocitação e pareamento bibliográfico. Esta última foi utilizada, neste estudo, para identificar as principais áreas de estudo relacionadas às competências do gestor de projetos.
Principais resultados
Os principais resultados desta pesquisa são a constatação de que os estudos mais atuais ainda observam as competências técnicas do gestor de projetos, a identificação das principais competências do gestor de projetos e a definição de sete grupos de competências e suas respectivas representatividades nas pesquisas vigentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo foi elaborado, considerando ferramentas e técnicas pertinentes a uma pesquisa bibliométrica de paramento bibliográfico, valendo-se inclusive, da análise fatorial e de rede.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições desse estudo se concentram na i) identificação das linhas de estudos atuais relacionadas às competências dos gestores de projetos, ii) na constatação de que há um movimento importante para estudos em soft skills e em hard skills e iii) na identificação das principais competências do gestor de projetos.

Abstract

Study goals
The objective of this research is to identify the main lines of studies currently being carried out and to identify the main competences of the project manager.
Relevance / originality
Understanding the project manager's most recent academic research scenarios can influence new academic research. This study offers an analytical understanding of the current lines of research on the topic of competence of the project manager.
Methodology / approach
Considering that the identification of the main drivers that drive the most recent studies, such as theories, authors and works related to the theme of competences of the project manager, are important, a bibliographic matching analysis was carried out. A bibliometric study makes it possible to combine several bibliographic data using specific statistical analyzes. The main techniques are citation, citation and bibliographic matching. The latter was used, in this study, to identify the main areas of study related to the skills of the project manager.
Main results
The main results of this research are the observation that the most current studies still observe the technical skills of the project manager, the identification of the main skills of the project manager and the definition of seven groups of competences and their respective representativeness in the current research.
Theoretical / methodological contributions
The study was elaborated, considering tools and techniques pertinent to a bibliometric research of bibliographic appearance, even making use of factor and network analysis.
Social / management contributions
The contributions of this study are focused on i) identification of current lines of studies related to the skills of project managers, ii) in the finding that there is an important movement for studies in soft skills and hard skills and iii) in the identification of the main competences of the project manager.