Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS: um estudo de caso nas atividades de promoção do curso de Engenharia de Produção
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Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Danilo da Silva Jorge
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Poços de Caldas
2 - Rodrigo Furlan de Assis
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Poços de Caldas
3 - Jonatan Moreira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Campus Poços de Caldas

Reumo

Objetivo do estudo
A abordagem tradicional de projeto não consegue suprir todas as necessidades, na velocidade, que o mercado necessita, assim surge o gerenciamento ágil de projetos que busca atender essas necessidades. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivos realizar uma análise comparativa entre a abordagem tradicional e a abordagem ágil no gerenciamento de projetos na promoção do curso, e identificar quais foram os resultados da metodologia escolhida com o cenário atual da universidade estudada.
Relevância/originalidade
O desenvolvimento do projeto foi uma iniciativa claramente didática que gerou um resultado prático capaz de evidenciar as perspectivas inovadoras da gestão ágil de projeto.
Metodologia/abordagem
A pesquisa tem como definição o procedimento racional e sistemático, cujo objetivo é oferecer respostas aos problemas propostos. Dessa forma, é desenvolvida através do concurso dos conhecimentos disponíveis e a da utilização de métodos e técnicas de investigação científica. A presente pesquisa é classificada como exploratória, pois busca por meio da aplicação da metodologia Scrum tornar o problema explicito e construir hipóteses durante seu estudo para a busca de soluções objetivando a promoção do curso de Engenharia de Produção. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodogia Scrum, composta pelas seguintes etapas: 1. Seleção do Dono do Produto; 2. Formação da equipe; 3. Escolha do Mestre Scrum; 4. Realização, priorização, aperfeiçoamento e estimativas da lista de pendências do produto; 5. Planejamento do Sprint; 6. Tornar o trabalho visível; 7. Definição o horário das reuniões diárias; 8. Revisão e demonstração do Sprint; 9. Retrospectiva do Sprint; 10. Após concluir todos os passos anteriores, a equipe inicia o próximo Sprint. O projeto iniciou dia 02 de agosto de 2019 e encerrou dia 06 de dezembro de 2019. Durante esse período foram realizadas 82 reuniões, em 18 semanas.
Principais resultados
Observa-se que nos anos de 2017 e 2018 o percentual de alunos matriculados foi crescente. A partir de 2019 era esperado que o percentual pudesse não aumentar, pois foi no final de 2018 teve a primeira turma que concluiu o curso, porém o número de alunos novos matriculados no curso foi menor do que o número de alunos que concluíram o curso, sendo assim, o percentual teve uma queda. Em 2020, poderia ser esperado o mesmo cenário do ano anterior, entretanto obteve um percentual crescente, no qual o número de alunos novos matriculados foi maior do que o número de alunos que concluíram o curso.
Contribuições teóricas/metodológicas
Pode se dizer que a utilização da metodologia Scrum gerou resultados significativos no processo de promoção do curso de Engenharia de Produção e, consequentemente, gerou a um aumento no número de alunos matriculados.
Contribuições sociais/para a gestão
Integração entre o corpo docente e discente para o processo de execução das atividades propostas no Scrum, bem como no processo de seleção dos materiais, ferramentas e tenologias.

Abstract

Study goals
The traditional design approach is not able to meet all the needs, at the speed, that the market needs, thus emerges the agile project management that seeks to meet these needs. Thus, this article aimed to perform a comparative analysis between the traditional approach and the agile approach in project management in promoting the course, and to identify what were the results of the chosen methodology with the current scenario of the studied university.
Relevance / originality
The development of the project was a clearly didactic initiative that generated a practical result capable of highlighting the innovative perspectives of agile project management.
Methodology / approach
The research has as its definition the rational and systematic procedure, whose objective is to offer answers to the proposed problems. Thus, it is developed through the combination of available knowledge and the use of scientific research methods and techniques. The present research is classified as exploratory, as it seeks through the application of the Scrum methodology to make the problem explicit and to build hypotheses during its study to search for solutions aiming at the promotion of the Manufacturing Engineering course.
Main results
In 2020, the same scenario as the previous year could be expected, however it obtained an increasing percentage, in which the number of new students enrolled was greater than the number of students who completed the course.
Theoretical / methodological contributions
It can be said that the use of the Scrum methodology generated significant results in the process of promoting the Production Engineering course and, consequently, generated an increase in the number of students enrolled.
Social / management contributions
Integration between faculty and students for the process of carrying out the activities proposed in Scrum, as well as in the process of selecting materials, tools and technologies.