Objetivo do estudo
A abordagem tradicional de projeto não consegue suprir todas as necessidades, na velocidade, que o mercado necessita, assim surge o gerenciamento ágil de projetos que busca atender essas necessidades. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivos realizar uma análise comparativa entre a abordagem tradicional e a abordagem ágil no gerenciamento de projetos na promoção do curso, e identificar quais foram os resultados da metodologia escolhida com o cenário atual da universidade estudada.
Relevância/originalidade
O desenvolvimento do projeto foi uma iniciativa claramente didática que gerou um resultado prático capaz de evidenciar as perspectivas inovadoras da gestão ágil de projeto.
Metodologia/abordagem
A pesquisa tem como definição o procedimento racional e sistemático, cujo objetivo é oferecer respostas aos problemas propostos. Dessa forma, é desenvolvida através do concurso dos conhecimentos disponíveis e a da utilização de métodos e técnicas de investigação científica. A presente pesquisa é classificada como exploratória, pois busca por meio da aplicação da metodologia Scrum tornar o problema explicito e construir hipóteses durante seu estudo para a busca de soluções objetivando a promoção do curso de Engenharia de Produção.
Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodogia Scrum, composta pelas seguintes etapas:
1. Seleção do Dono do Produto;
2. Formação da equipe;
3. Escolha do Mestre Scrum;
4. Realização, priorização, aperfeiçoamento e estimativas da lista de pendências do produto;
5. Planejamento do Sprint;
6. Tornar o trabalho visível;
7. Definição o horário das reuniões diárias;
8. Revisão e demonstração do Sprint;
9. Retrospectiva do Sprint;
10. Após concluir todos os passos anteriores, a equipe inicia o próximo Sprint.
O projeto iniciou dia 02 de agosto de 2019 e encerrou dia 06 de dezembro de 2019. Durante esse período foram realizadas 82 reuniões, em 18 semanas.
Principais resultados
Observa-se que nos anos de 2017 e 2018 o percentual de alunos matriculados foi crescente. A partir de 2019 era esperado que o percentual pudesse não aumentar, pois foi no final de 2018 teve a primeira turma que concluiu o curso, porém o número de alunos novos matriculados no curso foi menor do que o número de alunos que concluíram o curso, sendo assim, o percentual teve uma queda.
Em 2020, poderia ser esperado o mesmo cenário do ano anterior, entretanto obteve um percentual crescente, no qual o número de alunos novos matriculados foi maior do que o número de alunos que concluíram o curso.
Contribuições teóricas/metodológicas
Pode se dizer que a utilização da metodologia Scrum gerou resultados significativos no processo de promoção do curso de Engenharia de Produção e, consequentemente, gerou a um aumento no número de alunos matriculados.
Contribuições sociais/para a gestão
Integração entre o corpo docente e discente para o processo de execução das atividades propostas no Scrum, bem como no processo de seleção dos materiais, ferramentas e tenologias.