Resumo

Título do Artigo

MENSURAÇÃO DOS ESFORÇOS E RESULTADOS NA CAPTAÇÃO DE ALUNOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
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Tema

Estratégia e Inovação

Autores

Nome
1 - Vitor da Silva Bittencourt
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Priscila Rezende da Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - Rony Castro Fernandes de Sousa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Resumo
As instituições de ensino superior trabalham exaustivamente para conseguir atrair e matricular novos alunos em seus cursos superiores todos os anos, e muitas vezes, não dispõem de informações estratégicas para a tomada de decisão sobre quais ações de marketing são mais assertivas e eficazes. Este trabalho propõe o indicador denominado ICOM – índice de comunicação para a mensuração dos esforços de comunicação das instituições de ensino superior, como a propaganda, a promoção e a estrutura disponível e o indicador IPIES – Índice da performance das instituições para medir os resultados obtidos com as ações de comunicação que foram utilizadas. Esses modelos foram elaborados com base na pesquisa realizada por Bittencourt (2005) que fez o levantamento em 35 instituições públicas e privadas de ensino superior na Região do Grande ABC e utilizou o SPSS para fazer o tratamento e análise dos dados, possibilitando a classificação destas instituições pelo desempenho obtido e mapear os esforços e resultados com base nas ações de comunicação que foram utilizadas.

Abstract

Abstract
Higher education institutions work extensively to attract and enroll new students in their higher education courses each year, and often do not have strategic information for decision-making on what marketing actions are more assertive and effective. This paper proposes the indicator called ICOM - communication index for the measurement of communication efforts of higher education institutions, such as advertising, promotion and available structure and ipies indicator - Index of performance of institutions to measure the results obtained from the communication actions that were used. These models were elaborated based on the research conducted by Bittencourt (2005) which surveyed 35 public and private institutions of higher education in the Greater ABC Region and used the SPSS to do the processing and analysis of the data, enabling the classification of these institutions by the performance obtained and to map the efforts and results based on the communication actions that were used.