Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo identificar modelos e entender a intersecção entre os conceitos de Industria 4.0 e de Educação 4.0 se propõe e identificar com base no mapeamento da literatura como a Educação é estudada em pesquisas sobre indústria 4.0.
Relevância/originalidade
As conclusões deste estudo contribuem para corroborar a ideia de que, a evolução tecnologia deve ter início na “base” que é a educação. Espera-se que os modelos aqui identificados e analisados possam ser de utilidade para direcionar futuras pesquisas sobre o tema na área de tecnologia relacionado tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se o método de Revisão Sistemática da Literatura mesclando estudo bibliométrico, análise de redes e conteúdo, utilizando como fonte a base de dados Web of Science. Partiu-se de 275 artigos que foram refinados num processo de triagem que resultou em 40 artigos selecionados. Os artigos foram analisados e categorizados numa planilha por tipos Educação 4.0, logo após foram consolidados fazendo uma discussão crítica a respeito desse conteúdo.
Principais resultados
Os resultados desse artigo sugerem a utilização de laboratórios remoto que são ferramentas computacionais de apoio à educação consolidadas na literatura. Esta ferramenta possibilita a realização de atividades práticas via Internet são baseados em simulações, ou seja, apenas reproduzem parte da realidade, possuindo sempre a mesma correlação entre entrada/saída de dados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição pode-se mencionar o desenvolvimento da sistemática para identificar os modelos de Educação 4.0 dos artigos selecionados.
Contribuições sociais/para a gestão
A inovação é a grande chave para o sucesso nesta nova era digital. Seu uso, associado à tecnologia para gestão, vem otimizando processos em companhias de todos os tamanhos e segmentos, transformando negócios locais em negócios globais.