Resumo

Título do Artigo

DESMISTIFICANDO CONCEITOS E MODELOS DE EDUCAÇÃO 4.0
Abrir Arquivo

Tema

Internet das Coisas – IoT (Internet of Things) e Big Data Analytics

Autores

Nome
1 - Caroline Santana Moura
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Mauro Luiz Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGEP /UNINOVE - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo identificar modelos e entender a intersecção entre os conceitos de Industria 4.0 e de Educação 4.0 se propõe e identificar com base no mapeamento da literatura como a Educação é estudada em pesquisas sobre indústria 4.0.
Relevância/originalidade
As conclusões deste estudo contribuem para corroborar a ideia de que, a evolução tecnologia deve ter início na “base” que é a educação. Espera-se que os modelos aqui identificados e analisados possam ser de utilidade para direcionar futuras pesquisas sobre o tema na área de tecnologia relacionado tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.
Metodologia/abordagem
Utilizou-se o método de Revisão Sistemática da Literatura mesclando estudo bibliométrico, análise de redes e conteúdo, utilizando como fonte a base de dados Web of Science. Partiu-se de 275 artigos que foram refinados num processo de triagem que resultou em 40 artigos selecionados. Os artigos foram analisados e categorizados numa planilha por tipos Educação 4.0, logo após foram consolidados fazendo uma discussão crítica a respeito desse conteúdo.
Principais resultados
Os resultados desse artigo sugerem a utilização de laboratórios remoto que são ferramentas computacionais de apoio à educação consolidadas na literatura. Esta ferramenta possibilita a realização de atividades práticas via Internet são baseados em simulações, ou seja, apenas reproduzem parte da realidade, possuindo sempre a mesma correlação entre entrada/saída de dados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição pode-se mencionar o desenvolvimento da sistemática para identificar os modelos de Educação 4.0 dos artigos selecionados.
Contribuições sociais/para a gestão
A inovação é a grande chave para o sucesso nesta nova era digital. Seu uso, associado à tecnologia para gestão, vem otimizando processos em companhias de todos os tamanhos e segmentos, transformando negócios locais em negócios globais.

Abstract

Study goals
This study aims to identify models and understand the intersection between the concepts of Industry 4.0 and 4.0 of Education proposes to identify and based on the mapping of literature as education is studied in research on industry 4.0.
Relevance / originality
The findings of this study contribute to support the idea that the evolution of technology should start in the "base" that is education. It is expected that the models here identified and analyzed can be of use to direct future research on the topic in technology related enabling technologies of Industry 4.0.
Methodology / approach
We used the method Systematic Review of the Literature mixing bibliometric study, analysis and content networks, using as source the Web of Science database. Starting from 275 items that were refined in a screening process that resulted in 40 selected articles. The articles were analyzed and categorized in a spreadsheet for Education 4.0 types, soon after were consolidated doing a critical discussion about this content.
Main results
The results of this article suggest the use of remote laboratories which are computational tools to support education consolidated in the literature. This tool enables the performance practices via Internet activities are based on simulations, ie only reproduce part of reality, always having the same correlation between data input / output.
Theoretical / methodological contributions
As a contribution, the systematic to identify the Education 4.0 models of the selected articles can be mentioned or developed.
Social / management contributions
Innovation is the big key to success in this new digital age. Its use, associated with management technology, has been optimizing processes in companies of all sizes and segments, transforming local businesses into global ones.