Resumo

Título do Artigo

A VISÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SOBRE O PROJETO DO TITANIC
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Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Daniele Lins Hülbner
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - Itajaí
2 - Roberta Pedrini
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - Itajaí
3 - Robson Diego Lamim
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - Itajaí
4 - SANDRO ROBERTO FERRARI
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - Itajaí

Reumo

Objetivo do estudo
O presente Relato Técnico objetivou identificar a relação das competências da Inteligência Emocional no Gerente do Projeto do Titanic.
Relevância/originalidade
A relevância deste trabalho está no objeto de estudo, considerando que o Titanic foi o maior navio de cruzeiro do mundo no período entre 1910 e 1920 que, como qualquer grande projeto, envolvia, para seu desenvolvimento, um número expressivo de pessoas, de diversas áreas, incluindo empresários e especialistas.
Metodologia/abordagem
Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa, com revisão de literatura narrativa e método de análise de ensaio-teórico, que permitiram aos autores a construção de conhecimento, correlacionando as teorias de projetos e inteligência emocional à um fato real.
Principais resultados
O principal resultado foi identificar que gestores do projeto Titanic não possuíam desenvolvidas algumas das competências essenciais da inteligência emocional, sendo elas: autoconsciência, autogestão, consciência social e administração de relacionamentos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica foi a utilização de um caso conhecido mundialmente como uma das maiores tragédias em alto mar, para aplicação da teoria da inteligência emocional nos líderes de projeto do Titanic, para identificar possíveis falhas humanas no seu desenvolvimento. Sugere-se a continuidade do estudo, ampliando para outros projetos na área náutica, com o objetivo de verificar se, nos projetos atuais, os gestores possuem desenvolvidas as competências da inteligência emocional.
Contribuições sociais/para a gestão
Por fim, como contribuição para a gestão, observa-se que quando um gestor de projetos desenvolve as competências da inteligência emocional, estes tendem a encontrar habilidades de administrar seus impulsos e emoções direcionando a gestão para um processo de monitoramento e ajustes contínuos.

Abstract

Study goals
This Technical Report aimed to identify the relationship of the skills of Emotional Intelligence in the Titanic Project Manager.
Relevance / originality
The relevance of this article is in the object of study, considering that the Titanic was the largest cruise vessel in the world between 1910 and 1920 which like any other major project had involved, for its development, a significant number of people from different areas, including businessmen and experts.
Methodology / approach
For the development of the research, it was used the qualitative methodological approach with review of narrative literature and method of analysis of theoretical essay, which allowed the authors to build knowledge correlating theories of projects and emotional intelligence to a real fact.
Main results
The main result was to identify that managers of the Titanic project did not have developed some of the essential competencies of emotional intelligence, such as: self-awareness, self-management, social awareness and relationship management.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical contribution was the use of a case known worldwide as one of the greatest tragedies on the ocean, for the application of the theory of emotional intelligence in the project leaders of the Titanic, to identify possible human flaws in its development. It is suggested to continue the study expanding to other projects in the nautical area, with the aim of verifying whether in current projects, managers have developed emotional intelligence skills.
Social / management contributions
Finally, as a contribution to management, it is observed that when a project manager develops emotional intelligence skills, they tend to find skills to manage their impulses and emotions, directing management towards a process of monitoring and continuous adjustments.