Resumo

Título do Artigo

Vamos criar uma Startup? O empreendedorismo apoiado pela ONG Arrastão.
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Tema

Tópicos Especiais em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Márcio de la Cruz Lui
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
2 - Carmen Augusta Varela
-
3 - Leandro Petarnella
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA
4 - Elisangela Lazarou Tarraço
Centro Universitário da FEI -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral deste artigo é explorar como uma parceria entre uma ONG e uma empresa do setor privado pode ajudar a impulsionar o empreendedorismo social, com base em utilização de tecnologias digitais, em universidades privadas, voltadas para o ensino de jovens de baixa renda.
Relevância/originalidade
Apesar de haver movimentos mundiais relacionados a criação de startups dentro de universidades brasileiras, e a relevância destas para a geração de receitas, práticas que atendem jovens de periferia voltadas a sua realidade social, ainda são escassas.
Metodologia/abordagem
Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e descritiva, por meio de um estudo de caso: o Programa ArraStart. Utilizou-se de análise documental, observação participante, entrevistas com professores e gestores da ONG, baseadas em roteiros semiestruturados, e um grupo focal com alguns universitários beneficiados pelo programa.
Principais resultados
Foi possível observar que os professores se mostraram muito críticos em relação aos resultados esperados, em contrapartida, os universitários conseguiram observar os benefícios da experiência, principalmente em termos de aprendizagem de novos instrumentos de trabalho e de estabelecimentos de redes de colaboração. Já os gestores do projeto na ONG, foram capazes de analisar algumas falhas de implementação e tentar reformular sua proposta não apenas neste projeto, mas em outros da ONG voltados a jovens de baixa renda.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica deste artigo está em coadjuvar o entendimento de como se dá o processo de alavancagem de startups em ambientes universitários com o apoio de ONGs.
Contribuições sociais/para a gestão
Em termos de contribuição gerencial destacamos a importância dos processos de pitchs ao investidor, e um pouco da lógica para empreendedores que almejam financiamento externo para seus projetos.

Abstract

Study goals
The overall objective of this article is to explore how a partnership between an NGO and a private sector company can help boost social entrepreneurship, based on the use of digital technologies, in private universities, aimed at teaching young people. income.
Relevance / originality
Although there are worldwide movements related to the creation of startups within Brazilian universities, and their relevance to revenue generation, practices that serve young people from the periphery focused on their social reality are still scarce.
Methodology / approach
For this, an exploratory research was conducted, of qualitative and descriptive nature, through a case study: the ArraStart Program. Documentary analysis, participant observation, interviews with teachers and managers of the NGO, based on semi-structured scripts, and a focus group with some university students benefited by the program.
Main results
It was observed that the teachers were very critical of the expected results, in contrast, the students were able to observe the benefits of the experience, especially in terms of learning new work tools and collaborative networking establishments. The project managers in the NGO were able to analyze some implementation failures and try to reformulate their proposal not only in this project, but in others of the NGO aimed at low income young people.
Theoretical / methodological contributions
The theoretical contribution of this paper is to assist in understanding how the startup process is leveraged in university environments with the support of NGOs
Social / management contributions
In terms of managerial contribution, we highlight the importance of pitching processes to the investor, and a little bit of logic for entrepreneurs who want external financing for their projects.