Objetivo do estudo
Analisar o impacto da transformação digital no varejo supermercadista, na integração de canais de vendas e sua influencia na decisão de compra.
Relevância/originalidade
O varejo é um setor estratégico para a economia brasileira, tendo uma participação no PIB de aproximadamente 23,62% com um volume total de R$ 1,4 trilhão (SBVC, 2015). O setor varejista emprega 19,1% dos trabalhadores formais brasileiros, o que representa 17 milhões de trabalhadores (IBGE, 2017). Compreender os elementos de transformação neste setor é de extrema relevância para as empresas e para a economia brasileira.
Metodologia/abordagem
A técnica de amostragem foi não probabilística, que, segundo Malhotra (2006), é quando não se utiliza uma seleção aleatória, pois o pesquisador utiliza seu julgamento pessoal na decisão dos entrevistados. A estratégia de pesquisa adotada para que o propósito do trabalho fosse alcançado, foi o método survey que também é chamado de levantamento.
O instrumento de pesquisa utilizou 9 perguntas e foi aplicado em lojas físicas diretamente aos consumidores de uma rede de supermercados pelo período de 11 a 24 de novembro de 2018, totalizando 14 dias, atingindo 320 entrevistados que foram distribuídos em 4 slots de 80 entrevistados para cada geração.
Para a coleta de dados quantitativos foi utilizado um questionário com 9 perguntas objetivas, a fim de avaliar a diferença do comportamento de compra entre as gerações BB, X, Y e Z diante dos atributos valorizados por esses consumidores no processo de compra e o que mais influência a decisão de compra em uma loja de supermercado online ou física.
Principais resultados
O teste avaliou, se houve diferença entre a utilização da tecnologia como influência na decisão de compra em supermercados entre as gerações BB, X, Y e Z Observou-se que a atenção pessoal (atendimento) em uma loja física obteve uma mediana igual entre todas as gerações indicando que o atendimento pessoal em loja física influencia a decisão de compra dos consumidores pesquisados e que ainda é um interação valorizada pelos consumidores A geração Y obteve a maior mediana entre todas as gerações para a Q10 indicando que receber ofertas por geolocalização influenciaria sua decisão de compra e também para Q11 demonstrando que receber ofertas com base no histórico de compras influenciaria sua decisão de compra dessa geração Todas as gerações de consumidores obtiveram mediana alta para a Q12 e Q13 demonstrando que comprar online e retirar na loja, bem como, ter um aplicativo para de recompensa para receber descontos influenciariam sua decisão de compra A experiencia de (experimentar) produtos em showrooms nos supermercados obteve mediana 7 entre todas as gerações indicando que a possibilidade de ter essa experiência influenciaria a decisão de compra desses consumidores A utilização de PDV’s tradicionais Q16 indicaram uma mediana 4 para os consumidores das gerações BB, X, e Y A geração Z obteve a mediana 1 indicando que PDVs tradicionais não são fatores que influenciam sua decisão de compra Por outro lado, na Q17 a utilização de self-checkout obteve uma mediana 7 em todas as gerações indicando que o self-checkout é um elemento influenciariam na decisão
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa foi realizada entre grupos (gerações) de consumidores de uma rede de supermercado. A análise intensiva dos indivíduos indicou os padrões comportamentais detalhados e a razão de suas variações. Ela retratou a complexidade dos processos de tomada de decisão de compra e forneceu evidências das diferenças individuais e das características de cada geração.
A transformação digital no varejo supermercadista tem evoluído e o consumidor está interagindo com essas tecnologias em ambiente físico e online.
O objetivo da pesquisa era analisar o impacto da transformação digital no varejo supermercadista, na interação de canais e na decisão de compra dos consumidores. Verificou-se que o avanço da transformação digital tem impactado o comportamento do consumidor e este tem se relacionado de forma crescente com a tecnologia e utilizando ela como um elemento auxiliar na tomada de decisão.
Essa transformação é visível no ambiente de varejo de forma geral, porém nos supermercados os elementos de transformação digital estão sendo implantados de forma gradativa e certamente por se tratar de alimentos há uma complexidade maior por parte dos consumidores em utilizar determinadas tecnologias para sua tomada de decisão.
A pesquisa encontrou elementos importantes que corroboram com a teoria no tocante a integração de canais para o atendimento de distintos perfis de consumidores, sejam eles em ambiente físico ou digital.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados deste estudo oferecem novas perspectivas sobre a complexidade dos processos de decisão de compra, da relação com a inovação tecnológica no varejo supermercadista e como as gerações interagem com esses avanços. O estudo amplia o conhecimento, observando que não somente as gerações jovens têm contato com a tecnologia e se utilizam dela para decisão de compra em ambiente físico ou online.
Os consumidores estão buscando experiências omnichannel perfeitas. Eles querem navegar e comparar produtos com seus dispositivos móveis enquanto estão em lojas físicas. Com tecnologias digitais e aplicativos móveis, os varejistas podem facilitar o processo de pesquisa de informações, melhorando, assim, as experiências dos consumidores.