Resumo

Título do Artigo

Capabilities de Marketing: Um Levantamento Bibliográfico de cocitação até 2019
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos especiais em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Eduardo de Carvalho Sakalauskas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Flávio Santino Bizarrias
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo teve como objetivo identificar as bases conceituais (dimensões) do conceito de capabilities de marketing.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa é parte de uma série de estudos que possuem como questão de pesquisa: As capabilities de marketing podem auxiliar no gerenciamento de projetos? Este estudo se destaca por ser o primeiro estudo bibliométrico de capabilities de marketing utilizando toda a base de artigos publicados pela Web Of Science até o ano de 2019.
Metodologia/abordagem
Utilizando uma abordagem quantitativa, realizou-se um estudo bibliométrico de cocitação por meio de uma Análise Fatorial Exploratória com o auxílio do softwares R-Studio, Bibliometrix, BibExcel e SPSS.
Principais resultados
Com uma variância acumulada de 63%, evidenciou-se pelo menos 5 dimensões na qual o conceito de capabilities de marketing foi construído, são eles, Orientação de Marketing, Pioneirismo de Mercado, Desempenho na Exportação, Capacidades Dinâmicas e Orientação Empreendedora.
Contribuições teóricas/metodológicas
A caracterização das dimensões do conceito de capabilities de marketing proporcionam um direcionamento para o levantamento e classificação dos recursos que compõem as capabilities de marketing. No quesito dos procedimentos metodológicos, a utilização da análise fatorial exploratória na análise bibliométrica possibilita um procedimento com maior robustez estatística em estudos de conceitos teóricos. O recurso pode ser replicado para qualquer tema, facilitando assim o entendimento teórico/conceitual dos temas pesquisados podendo contribuir com a ciência de modo geral. conhecimentos
Contribuições sociais/para a gestão
A utilização dos conceitos de capabilities de marketing nos mais diversos sistemas de gestão poderá proporcionar um crescimento na lucratividade e também vantagem competitiva sustentável, contribuindo com a economia e saúde financeira organizacional.

Abstract

Study goals
This study aimed to identify the conceptual bases (dimensions) of the concept of marketing capabilities.
Relevance / originality
This research is part of a series of studies that have as a research question: Can marketing capabilities assist in project management? This study stands out for being the first bibliometric study of marketing capabilities using the entire base of articles published by Web Of Science until 2019.
Methodology / approach
Using a quantitative approach, a bibliometric study of co-citation was carried out by means of an Exploratory Factor Analysis with the aid of the software R-Studio, Bibliometrix, BibExcel and SPSS.
Main results
With an accumulated variance of 63%, there was evidence of at least 5 dimensions in which the concept of marketing capabilities was built, namely, Marketing Orientation, Market Pioneering, Export Performance, Dynamic Capabilities, and Entrepreneurial Orientation.
Theoretical / methodological contributions
The characterization of the dimensions of the concept of marketing capabilities provides guidance for the survey and classification of resources that make up the marketing capabilities. With regard to methodological procedures, the use of exploratory factor analysis in bibliometric analysis enables a procedure with greater statistical robustness in studies of theoretical concepts. The resource can be replicated for any theme, thus facilitating the theoretical/conceptual understanding of the researched themes and can contribute to science in general. knowledge.
Social / management contributions
The use of the concepts of marketing capabilities in the most diverse management systems can provide an increase in profitability and also a sustainable competitive advantage, contributing to the economy and organizational financial health.