Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo conhecer as percepções dos alunos do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior do interior de Minas Gerais, sobre a aplicação do jogo de empresas como metodologia de ensino.
Relevância/originalidade
Os jogos de empresas foi adotado por muitas IES, por possibilitar essa vivência prática em ambiente simulado. É possível, por meio do simulador, que os alunos assumam papéis gerenciais com regras estruturadas na realidade da administração e obter resultados do desempenho das empresas, analisar e tomar novas decisões.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa adota a abordagem qualitativa. As questões foram elaboradas com base no estudo realizado por Santos, et al (2015), com questões estruturadas e respostas em escala tipo Likert, permitindo a comparação dos resultados obtidos com esse estudo.
Principais resultados
Os alunos consideram que o uso mais frequente de simuladores e Jogos representaria maior envolvimento, percepção comprovada ao demonstrarem um interesse crescente na metodologia a medida que as fases do simulador avançavam, alcançando maior envolvimento nas etapas finais.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os respondentes foram incentivados a expressarem suas opiniões a respeito da percepção quanto a sua experiência com o Jogo de Empresa. Esse simulador foi desenvolvido pelos professores da própria IES pesquisada, contendo elementos e linguagem e conceitos já conhecidos dos alunos.
Contribuições sociais/para a gestão
Todos os benefícios citados apresentaram altos índices de aproveitamento percebidos pelos alunos, o que indica que o uso do simulador potencializa e consolida os conceitos estudados durante o curso.