Resumo

Título do Artigo

Cultura nacional e comportamento ético: O papel da busca por legitimidade
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Negócios Internacionais

Autores

Nome
1 - Donizete Ferreira Beck
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Business Administration Graduate Program
2 - José Eduardo Storopoli
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - Wilson Levy Braga da Silva Neto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a relação entre cultura e comportamento ético, e a interação com a busca por legitimidade das ações das empresas.
Relevância/originalidade
Embora a cultura nacional e o comportamento ético tenham sido estudados na literatura, ainda não há contribuição significativa sobre como a busca por legitimidade (através da abordagem da teoria institucional) pode impactar esta relação.
Metodologia/abordagem
Nossa amostra é composta por 30.240 empresas obtidas usando dados secundários do Banco Mundial e as dimensões culturais nacionais do Projeto GLOBE. Utilizamos análises de regressão múltipla para testar as nossas hipóteses.
Principais resultados
Identificamos que o comportamento ético tem associações positivas com o coletivismo institucional, aversão à incertezas, orientação para o futuro e igualitarismo de gênero; e associações negativas com orientação para o desempenho e orientação humana. Além disso, a busca por legitimidade das ações das empresas é uma forte moderadora em várias dessas relações.
Contribuições teóricas/metodológicas
Mostramos que a teoria institucional, através da busca por legitimidade das ações das empresas, pode ter implicações na relação entre a cultura e o comportamento ético. Além disso, mostramos como a lente da teoria institucional pode iluminar os estudos sobre comportamento ético.
Contribuições sociais/para a gestão
Os gestores devem estar conscientes de que, além da cultura nacional, a busca por legitimidade das empresas pode ter um impacto sobre o comportamento ético. Assim, aconselhamos que os gestores devem ser conscientes das ações das empresas que podem iniciar a busca por legitimidade, influenciando assim a ética empresarial.

Abstract

Study goals
Analyze the relationship between culture and ethical behavior, and the interaction with search for legitimacy firms’ actions
Relevance / originality
Although national culture and ethical behavior has been studied in the literature, there is still not significant contribution on how the search for legitimacy (through the institutional theory approach) can impact this relationship.
Methodology / approach
Our sample is comprised of 30,240 firms acquired through secondary data from the World Bank and the national cultural dimensions were obtained from the GLOBE Project. We employed multiple regression analyzes to test our hypotheses.
Main results
We identified that ethical behavior has positive associations with institutional collective, uncertainty avoidance, future orientation, and gender egalitarianism; and negative associations with performance orientation and humane orientation. Also, search for legitimacy firms’ actions is a strong moderator in several of those relationships.
Theoretical / methodological contributions
We show that institutional theory, through the search for legitimacy firms’ actions, can have implications in the relationship between culture and ethical behavior. Futhermore, we show how the institutional theory lens can enlighten the studies of ethical behavior.
Social / management contributions
Managers should be aware that, besides national culture, firms’ search for legitimacy can have an impact on ethical behavior. Thus, we advise that managers should be conscientious regarding the firms’ actions that can onset search for legitimacy, thus influencing business ethics.