Objetivo do estudo
O presente Relato Técnico objetivou identificar a relação das competências da Inteligência Emocional no Gerente do Projeto do Titanic.
Relevância/originalidade
A relevância deste trabalho está no objeto de estudo, considerando que o Titanic foi o maior navio de cruzeiro do mundo no período entre 1910 e 1920 que, como qualquer grande projeto, envolvia, para seu desenvolvimento, um número expressivo de pessoas, de diversas áreas, incluindo empresários e especialistas.
Metodologia/abordagem
Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa, com revisão de literatura narrativa e método de análise de ensaio-teórico, que permitiram aos autores a construção de conhecimento, correlacionando as teorias de projetos e inteligência emocional à um fato real.
Principais resultados
O principal resultado foi identificar que gestores do projeto Titanic não possuíam desenvolvidas algumas das competências essenciais da inteligência emocional, sendo elas: autoconsciência, autogestão, consciência social e administração de relacionamentos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica foi a utilização de um caso conhecido mundialmente como uma das maiores tragédias em alto mar, para aplicação da teoria da inteligência emocional nos líderes de projeto do Titanic, para identificar possíveis falhas humanas no seu desenvolvimento. Sugere-se a continuidade do estudo, ampliando para outros projetos na área náutica, com o objetivo de verificar se, nos projetos atuais, os gestores possuem desenvolvidas as competências da inteligência emocional.
Contribuições sociais/para a gestão
Por fim, como contribuição para a gestão, observa-se que quando um gestor de projetos desenvolve as competências da inteligência emocional, estes tendem a encontrar habilidades de administrar seus impulsos e emoções direcionando a gestão para um processo de monitoramento e ajustes contínuos.