Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS: PROPOSIÇÃO DE MODELO TEÓRICO DAS BARREIRAS AO USO DE LIÇÕES APRENDIDAS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Anna Cláudia dos Santos Nobre
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA
2 - Manoel Veras de Sousa Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -
3 - Gilson Gomes da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - Departamento de Computação e Tecnologia

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa objetiva propor, por meio dos achados de uma revisão sistemática da literatura (RSL), um modelo teórico que define as relações entre as barreiras comportamentais e a intenção de uso das lições aprendidas na gestão de projetos.
Relevância/originalidade
Em estudo terciário anteriormente realizado, não houve identificação de RSL nessa temática, que contribui tanto para o crescimento do campo científico quanto para o gerenciamento de projetos na prática.
Metodologia/abordagem
Essa RSL foi realizada seguindo rigorosamente o protocolo planejado, em 6 locais de busca (Web of Science, Scopus, Science Direct, Project Management Journal, Journal of Information & Knowledge Management, e, International Journal of Knowledge Management). Não houve limite temporal e foram identificados 16 estudos que atenderam aos critérios de inclusão, exclusão e qualidade.
Principais resultados
Os resultados apontam para a existência e relevância de barreiras comportamentais ao uso de lições aprendidas e, com isso, foi possível propor um modelo teórico, baseado na Teoria do Comportamento Planejado, composto pela relação entre construtos e definindo 9 hipóteses, que podem vir a ser testadas em pesquisas futuras com abordagem qualitativa e/ou quantitativa.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo traz contribuições científicas ao realizar uma revisão sistemática numa temática de comprovada lacuna e propor um modelo inovador para identificar as barreiras ao uso de lições apendidas e sua relação com fatores comportamentais.
Contribuições sociais/para a gestão
Embora tenha adotado uma abordagem teórica, esta pesquisa pode resultar em relevantes contribuições práticas, uma vez que aborda uma temática que, conforme demonstrado, pode contribuir para a redução de gastos no ambiente empresarial ao potencializar seus acertos e evitar a repetição de seus erros.

Abstract

Study goals
This research aims to propose a theoretical model that defines, based on a systematic literature review (SLR), the relationships between behavioral barriers and the intention to use the lessons learned in project management.
Relevance / originality
In a tertiary study previously carried out, there was no identification of RSL in this theme, which contributes both to the growth of the scientific field and to the management of projects in practice.
Methodology / approach
This review was carried out strictly following the planned protocol, in 6 search sites (Web of Science, Scopus, Science Direct, Project Management Journal, Journal of Information & Knowledge Management, and International Journal of Knowledge Management). There was no time limit and 16 studies were identified that met the inclusion, exclusion and quality criteria.
Main results
The results point to the existence and relevance of behavioral barriers to the use of lessons learned and, with that, it was possible to propose a theoretical model, based on the Theory of Planned Behavior, composed of the relationship between constructs and defined 9 hypotheses, which may be tested in future research with a qualitative and / or quantitative approach.
Theoretical / methodological contributions
The study brings scientific contributions by conducting a systematic review on a theme with a proven gap and proposing an innovative model to identify barriers to the use of lessons learned and their relationship with behavioral factors.
Social / management contributions
Although it adopted a theoretical approach, this research can result in relevant practical contributions, since it addresses a theme that, as demonstrated, can contribute to the reduction of expenses in the business environment by enhancing its successes and avoiding repeat mistakes.