Objetivo do estudo
Esta pesquisa objetiva propor, por meio dos achados de uma revisão sistemática da literatura (RSL), um modelo teórico que define as relações entre as barreiras comportamentais e a intenção de uso das lições aprendidas na gestão de projetos.
Relevância/originalidade
Em estudo terciário anteriormente realizado, não houve identificação de RSL nessa temática, que contribui tanto para o crescimento do campo científico quanto para o gerenciamento de projetos na prática.
Metodologia/abordagem
Essa RSL foi realizada seguindo rigorosamente o protocolo planejado, em 6 locais de busca (Web of Science, Scopus, Science Direct, Project Management Journal, Journal of Information & Knowledge Management, e, International Journal of Knowledge Management). Não houve limite temporal e foram identificados 16 estudos que atenderam aos critérios de inclusão, exclusão e qualidade.
Principais resultados
Os resultados apontam para a existência e relevância de barreiras comportamentais ao uso de lições aprendidas e, com isso, foi possível propor um modelo teórico, baseado na Teoria do Comportamento Planejado, composto pela relação entre construtos e definindo 9 hipóteses, que podem vir a ser testadas em pesquisas futuras com abordagem qualitativa e/ou quantitativa.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo traz contribuições científicas ao realizar uma revisão sistemática numa temática de comprovada lacuna e propor um modelo inovador para identificar as barreiras ao uso de lições apendidas e sua relação com fatores comportamentais.
Contribuições sociais/para a gestão
Embora tenha adotado uma abordagem teórica, esta pesquisa pode resultar em relevantes contribuições práticas, uma vez que aborda uma temática que, conforme demonstrado, pode contribuir para a redução de gastos no ambiente empresarial ao potencializar seus acertos e evitar a repetição de seus erros.