Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E A LIDERANÇA NO CONTEXTO EMPRESARIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Carla Joseandra Dillenburg
Universidade Feevale - Novo Hamburgo
2 - Cristiane Froehlich
Universidade Feevale - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração
3 - Manuela Albornoz Gonçalves
-
4 - MARIA CRISTINA BOHNENBERGER
Universidade Feevale - Campus 2

Reumo

Objetivo do estudo
O propósito deste artigo é identificar a relação entre a Transformação Digital e a Liderança no contexto empresarial por meio de uma revisão sistemática.
Relevância/originalidade
É necessário que as organizações estejam focadas para esta nova realidade e que possam cada vez mais dotar os seus colaboradores de competências nesta área Os líderes organizacionais sabem que a transformação digital e a transformação da força de trabalho estão interligadas
Metodologia/abordagem
Uma revisão sistemática é apresentantada sobre este tema com buscas realizadas na ferramenta Scopus filtradas pelos termos em inglês: “Digital Transformation” and “leadership” or “Management Business” Foram obtidos 214 resultados iniciais que passaram pelos critérios de inclusão (somente artigos) e exclusão (duplicidade)
Principais resultados
A relação entre transformação digital e liderança foi percebida em vários aspectos, sendo os de maior relevância a liderança digital e estratégica; a inteligência artificial e a estrutura virtual; as habilidades, capacidades e competências para liderar; aspectos da cultura organizacional e gestão
Contribuições teóricas/metodológicas
Embora a transformação digital esteja em franca expansão influenciada pelas exigências de mercado, de competitividade e de sustentabilidade, a pesquisa identificou tentativas científicas de extrair o perfil e competências do Líder Digital, na busca de criar modelos de habilidades e atribuições.
Contribuições sociais/para a gestão
Embora a temática seja considerada um tema latente no contexto organizacional, percebe-se uma tendência de crescimento nas publicações e visualiza-se vasta oportunidade de desenvolvimento de pesquisas no meio científico.

Abstract

Study goals
The purpose of this article is to identify the relationship between Digital Transformation and Leadership in the business context through a systematic review.
Relevance / originality
It is necessary that organizations are focused on this new reality and that they can increasingly provide their employees with skills in this area. Organizational leaders know that digital transformation and workforce transformation are interlinked (Eden et al., 2019).
Methodology / approach
A systematic review is presented on this topic with searches performed in the Scopus tool filtered by the terms in English: "Digital Transformation" and "leadership" or "Management Business" 214 initial results were obtained that passed the inclusion (only articles) and exclusion criteria
Main results
The relationship between digital transformation and leadership was perceived in several aspects, the most relevant being digital and strategic leadership; artificial intelligence and virtual structure; the skills, abilities and skills to lead; aspects of organizational culture and management
Theoretical / methodological contributions
Although the digital transformation is in full expansion influenced by market, competitiveness and sustainability requirements, the research identified scientific attempts to extract the profile and competences of the Digital Leader, in an attempt to create models of skills and attributions.
Social / management contributions
Although the theme is considered a latent theme in the organizational context, there is a growing trend in publications and a vast opportunity for research development in the scientific community is seen.