Objetivo do estudo
O presente relato tem como objetivo destacar os benefícios do programa de inovação da Lar Cooperativa, as competências detectadas na cooperativa para inovar e demonstrar como as ideias são valiosas para a organização.
Relevância/originalidade
Dado a escassez na literatura de trabalhos que apresentem uma correlação entre a gestão das ideias e os resultados mensuráveis que destaque o sucesso de um programa de inovação que seja replicado por outras organizações, nisso consiste a relevância deste trabalho.
Metodologia/abordagem
O método de pesquisa optou-se por um estudo qualitativo-descritivo aqui apresentado como forma de relato técnico.
Principais resultados
Observa-se que as inovações apresentadas pelos colaboradores da Lar, especialmente quando se refere a processos e logística, normalmente são obtido por meio das propostas de melhorias apontadas pelos próprios operadores que no seu dia a dia tem contato diário com os equipamentos
Contribuições teóricas/metodológicas
A narrativa desse modelo deve desafiar às grandes e pequenas empresas para investir em um projeto sério de inovação alinhado à visão da empresa e disseminado por todos os departamentos.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho contribui com a demonstração de que um programa de inovação bem estruturado e sistematizado, pode gerar novas ideias e criações a partir da empresa, impactando o setor empresarial.