Objetivo do estudo
Analisar como a inovação é praticada pela IES FAVAG, a partir de suas características e práticas consideradas inovadoras. Buscou-se: 1) propor atributos teórico-analíticos; 2) validar qualitativamente os atributos e 3) identificar as práticas inovadoras da FAVAG.
Relevância/originalidade
Carência de modelos de avaliação da inovação especificamente voltados para IES (lacuna a ser preenchida no âmbito acadêmico).
Melhor compreensão conjunta das dimensões teórica e prática da inovação em IES, aplicadas na educação superior.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Unidade de análise representada pela IES FAVAG. Unidades de observação: na qualitativa, representantes do corpo diretivo da FAVAG; na quantitativa, corpo docente. Análise descritiva básica e análise de conteúdo.
Principais resultados
Todos os objetivos foram devidamente atendidos e cumpridos. todos os atributos foram, de forma geral, validados, com ajustes terminológicos em algumas assertivas, e a inclusão de mais um atributo ao final. identificadas e classificadas as práticas inovadoras presentes na FAVAG.
Contribuições teóricas/metodológicas
Proposto e validado um conjunto de atributos teórico-analíticos inicial, para avaliação da inovação em IES, a partir de 2 trabalhos como marco teórico: Masetto (2004) e INEP (2017).
Contribuições sociais/para a gestão
Alguns critérios necessitam de atenção por parte da direção da instituição, como o uso de TICs e inovação em práticas de pesquisa e de extensão. Outras práticas já estão bem trabalhadas na instituição, sintetizadas no “Projeto Integrador” implementado.