Resumo

Título do Artigo

Atributos de uma Instituição de Ensino Superior Inovadora: estudo de caso da Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG/MG)
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Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UFMG - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento
2 - Marcelo Agenor Espíndola
SENAC - Divinópolis/MG
3 - Cleris Cristina Bibbo
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Reumo

Objetivo do estudo
Analisar como a inovação é praticada pela IES FAVAG, a partir de suas características e práticas consideradas inovadoras. Buscou-se: 1) propor atributos teórico-analíticos; 2) validar qualitativamente os atributos e 3) identificar as práticas inovadoras da FAVAG.
Relevância/originalidade
Carência de modelos de avaliação da inovação especificamente voltados para IES (lacuna a ser preenchida no âmbito acadêmico). Melhor compreensão conjunta das dimensões teórica e prática da inovação em IES, aplicadas na educação superior.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Unidade de análise representada pela IES FAVAG. Unidades de observação: na qualitativa, representantes do corpo diretivo da FAVAG; na quantitativa, corpo docente. Análise descritiva básica e análise de conteúdo.
Principais resultados
Todos os objetivos foram devidamente atendidos e cumpridos. todos os atributos foram, de forma geral, validados, com ajustes terminológicos em algumas assertivas, e a inclusão de mais um atributo ao final. identificadas e classificadas as práticas inovadoras presentes na FAVAG.
Contribuições teóricas/metodológicas
Proposto e validado um conjunto de atributos teórico-analíticos inicial, para avaliação da inovação em IES, a partir de 2 trabalhos como marco teórico: Masetto (2004) e INEP (2017).
Contribuições sociais/para a gestão
Alguns critérios necessitam de atenção por parte da direção da instituição, como o uso de TICs e inovação em práticas de pesquisa e de extensão. Outras práticas já estão bem trabalhadas na instituição, sintetizadas no “Projeto Integrador” implementado.

Abstract

Study goals
Analyze how innovation is practiced by IES FAVAG, from its characteristics and practices considered innovative. We sought to: 1) propose theoretical-analytical attributes; 2) qualitatively validate the attributes and 3) identify FAVAG's innovative practices.
Relevance / originality
Lack of innovation assessment models specifically aimed at HEIs (gap to be filled in the academic sphere). Better joint understanding of the theoretical and practical dimensions of innovation in HEIs, applied in higher education.
Methodology / approach
Descriptive case study, with a mixed approach (qualitative and quantitative). Analysis unit represented by IES FAVAG. Observation units: in qualitative, representatives of the FAVAG governing body; in the quantitative, the faculty. Basic descriptive analysis and content analysis.
Main results
All objectives were duly met and fulfilled. all attributes were, in general, validated, with terminological adjustments in some assertions, and the inclusion of one more attribute at the end. identified and classified the innovative practices present in FAVAG.
Theoretical / methodological contributions
A set of initial theoretical-analytical attributes was proposed and validated to assess innovation in HEIs, based on 2 works as a theoretical framework: Masetto (2004) and INEP (2017).
Social / management contributions
Some criteria need attention from the institution's management, such as the use of ICTs and innovation in research and extension practices. Other practices are already well worked out at the institution, summarized in the “Integrating Project” implemented.