Resumo

Título do Artigo

Comparativo entre 3 modelos de análise de grau de maturidade em relação a Indústria 4.0, realizando uma análise além da tecnologia.
Abrir Arquivo

Tema

As tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações.

Autores

Nome
1 - Jansen Anderson Gomes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Walter Cardoso Sátyro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Realizar uma análise crítica entre 3 modelos de prontidão e maturidade, identificando as lacunas de oportunidades de fatores além dos tecnológicos.
Relevância/originalidade
Análise crítica de 3 modelos de prontidão e maturidade com o foco de identificar as oportunidades na literaturas, abordando temas além dos tecnológicos.
Metodologia/abordagem
Para pesquisar como a literatura aborda o grau de prontidão das empresas para implantação da Indústria 4 0, os modelos de maturidade ou prontidão e os pré-requisitos necessários para que a empresa adote as tecnologias habilitadoras necessárias.
Principais resultados
Identificação dos itens em comum dos 3 modelos selecionados bem como as lacunas que esses modelos possuem. Uma abordagem quanto a possibilidade de criação de modelos para áreas específicas e para empresas públicas.
Contribuições teóricas/metodológicas
As oportunidades dos 3 modelos citados, permitindo que a visão recursos humanos seja abordada. Sugestão quanto a criação de modelos específicos para as áreas citadas bem como para as empresas públicas.
Contribuições sociais/para a gestão
Com a possibilidade de criação de um modelo de avaliação do grau de maturidade para as áreas específicas e para as empresas públicas permite o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelas empresas públicas.

Abstract

Study goals
Perform a critical analysis between 3 models of readiness and maturity, identifying the gaps in opportunities from factors in addition to technological ones.
Relevance / originality
Critical analysis of 3 readiness and maturity models with a focus on identifying opportunities in the literature, addressing issues beyond the technological ones.
Methodology / approach
To research how the literature addresses the degree of readiness of companies to implement Industry 40, the maturity or readiness models and the necessary prerequisites for the company to adopt the necessary enabling technologies.
Main results
Identification of the common items of the 3 selected models as well as the gaps that these models have. An approach to the possibility of creating models for specific areas and for public companies.
Theoretical / methodological contributions
The opportunities of the 3 models mentioned, allowing the human resources view to be addressed. Suggestion regarding the creation of specific models for the areas mentioned as well as for public companies.
Social / management contributions
Com a possibilidade de criação de um modelo de avaliação do grau de maturidade para as áreas específicas e para as empresas públicas permite o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelas empresas públicas.