Resumo

Título do Artigo

INTERATIVIDADE E MÍDIAS SOCIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM MARKETING
Abrir Arquivo

Tema

Marketing digital

Autores

Nome
1 - Josue Jean Daniel Etienne
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Joana Rosa Cardoso de Carvalho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campos Vergueiro
3 - Rony Castro Fernandes de Sousa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - DIOGO LEITE DA CRUZ
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Resumo
Este estudo objetiva verificar os dilemas atuais das pesquisas ligadas a interatividade e Mídias Sociais em relação ao Marketing e analisar os principais temas estudados e métodos usados na literatura atual. Cuja problemática de pesquisa que norteia esse trabalho é: “como a interatividade e mídias sociais se relacionam e influenciam as tendências de pesquisas na área de Marketing na literatura revisada? Baseada no protocolo PRISMA, com uma amostra de 154 artigos revisados pelos pares, encontrados nas bases de Web of Science e Scopus publicados do ano de 2011 a 2020. Identificou-se que a interatividade se relaciona positivamente e diretamente com as mídias sociais no marketing. Quanto aos métodos, há domínio da abordagem quantitativa com o uso de modelagem por equações estruturais. Em relação às academias, predominam: Estadunidense, Chinesa e da Índia. Revistas como Journal of Interactive Marketing, European Journal of Marketing e Journal of Retailing and Consumer Services.

Abstract

Abstract
This study aims to verify the current dilemmas of research related to interactivity and Social Media in relation to Marketing and to analyze the main themes studied and methods used in current literature. The research problem is: “How do interactivity and social media relate to and influence research trends in the field of Marketing in the revised literature? Based on the PRISMA protocol, with a sample of 154 peer-reviewed articles, found in the Web of Science and Scopus databases published from 2011 to 2020. It was identified that interactivity is positively and directly related to social media in marketing. As for the methods, there is mastery of the quantitative approach with the use of structural equation modeling. In relation to the academies, the following predominate: American, Chinese and Indian. Magazines such as Journal of Interactive Marketing, European Journal of Marketing and Journal of Retailing and Consumer Services.