Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento sobre o processo de aquisição de conhecimento externo com base na análise deste processo em PMEs brasileiras do setor de TI.
Relevância/originalidade
Concentra-se no processo de aquisição de conhecimento externo nas PMEs do setor de TI, uma vez que este processo pode contribuir para a inovação e o desenvolvimento dessas empresas, o que acaba impactando positivamente o desenvolvimento social e econômico do país.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma RSL, buscando sistematizar a literatura conceitual e empírica sobre a práticas de aquisição de conhecimento externo em PMEs brasileiras do setor de TI, para sintetizar claramente os achados de maneira reproduzível.
Principais resultados
São apresentados os resultados de pesquisa focalizados no levantamento de três categorias do processo de aquisição de conhecimento externo: as fontes de conhecimento externo; as principais motivações para a busca de conhecimento externo; as principais práticas e princípios de adquirir conhecimento externo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi a definição de três categorias analíticas que auxiliaram na realização das principais etapas da revisão e, pela qualidade das possibilidades que ali surgiram, acabaram por afirmar a condição de categorias estruturantes, mas também explicativas do processo de aquisição de conhecimento externo.
Contribuições sociais/para a gestão
A capacidade para desenvolver inovações num empreendimento do porte de uma PME é a condição muito rara. Por isso a aquisição de conhecimento externo passa a ser extremamente importante para que uma PME consiga entregar soluções para seus clientes.