Resumo

Título do Artigo

AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO EXTERNO EM PMES BRASILEIRAS DO SETOR DE TI: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Suhyeon Park
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento sobre o processo de aquisição de conhecimento externo com base na análise deste processo em PMEs brasileiras do setor de TI.
Relevância/originalidade
Concentra-se no processo de aquisição de conhecimento externo nas PMEs do setor de TI, uma vez que este processo pode contribuir para a inovação e o desenvolvimento dessas empresas, o que acaba impactando positivamente o desenvolvimento social e econômico do país.
Metodologia/abordagem
Foi realizada uma RSL, buscando sistematizar a literatura conceitual e empírica sobre a práticas de aquisição de conhecimento externo em PMEs brasileiras do setor de TI, para sintetizar claramente os achados de maneira reproduzível.
Principais resultados
São apresentados os resultados de pesquisa focalizados no levantamento de três categorias do processo de aquisição de conhecimento externo: as fontes de conhecimento externo; as principais motivações para a busca de conhecimento externo; as principais práticas e princípios de adquirir conhecimento externo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi a definição de três categorias analíticas que auxiliaram na realização das principais etapas da revisão e, pela qualidade das possibilidades que ali surgiram, acabaram por afirmar a condição de categorias estruturantes, mas também explicativas do processo de aquisição de conhecimento externo.
Contribuições sociais/para a gestão
A capacidade para desenvolver inovações num empreendimento do porte de uma PME é a condição muito rara. Por isso a aquisição de conhecimento externo passa a ser extremamente importante para que uma PME consiga entregar soluções para seus clientes.

Abstract

Study goals
The objective of this work is to deepen the knowledge about the process of acquiring external knowledge based on the analysis of this process in Brazilian SMEs in the IT sector.
Relevance / originality
It focuses on the process of acquiring external knowledge in SMEs in the IT sector, as this process can contribute to the innovation and development of these companies, which ends up having a positive impact on the country's social and economic development.
Methodology / approach
An literature review was carried out, seeking to systematize the conceptual and empirical literature on external knowledge acquisition practices in Brazilian SMEs in the IT sector, in order to clearly synthesize the findings in a reproducible way.
Main results
The research results focused on the survey of three categories of the external knowledge acquisition process are presented: the sources of external knowledge; the main motivations for the search for external knowledge; the main practices and principles of acquiring external knowledge.
Theoretical / methodological contributions
It was the definition of three analytical categories that helped to carry out the main stages of the review and ended up affirming the condition of structuring categories, but also explanatory of the process of acquiring external knowledge.
Social / management contributions
The ability to develop innovations in an enterprise the size of an SME is a very rare condition. Therefore, the acquisition of external knowledge becomes extremely important for an SME to be able to deliver solutions to its customers.