Resumo

Título do Artigo

Engajamento de stakeholders e cocriação de valor: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - MARIA ADRIANA LEANDRO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial Uninove
2 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é identificar o volume de artigos que estudaram engajamento de stakeholder e cocriação conjuntamente e entender se há relação entre esses dois construtos.
Relevância/originalidade
Engajamento de stakeholders e cocriação de valor na formulação de estratégia ganha relevância nas empresas e na ciência, seja ampliando a participação de grupos de stakeholders, seja no desenvolvimento de tecnologia ou via estudos que abordam a relação entre esses dois construtos
Metodologia/abordagem
A proposta desse estudo é realizar uma revisão sistemática de literatura usando uma metodologia de 3 estágios: o planejamento como estágio 1, a revisão como estágio 2 e relatório como estágio 3.
Principais resultados
Este estudo pode concluir que há importante relação entre o engajamento dos stakeholders e a cocriação de valor apresentando resultados relevantes para o desenvolvimento sustentável das organizações
Contribuições teóricas/metodológicas
Como metodologia, traz contribuição para o processo de classificação de estudos relacionados ao engajamento de stakeholder e cocriação de valor, e o detalhamento dos objetivos, resultados, limitações e método de cada artigo divido por setor.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo contribui para ressaltar a relevância do desenvovimento de modelos, tecnologia e processos para melhorar a gestão do engajamento dos stakeholders para a cocriação de valor.

Abstract

Study goals
The objective is to identify the volume of articles that studied stakeholder engagement and co-creation together, and understand if there is a relationship between these two constructs.
Relevance / originality
Stakeholder engagement and value co-creation in strategy formulation gains relevance in companies and in science, whether by expanding the participation of stakeholder groups, whether in technology development or through studies that address the relationship between these two constructs.
Methodology / approach
The purpose of this study is to carry out a systematic literature review using a 3-stage methodology: planning as stage 1, review as stage 2 and reporting as stage 3.
Main results
This study can conclude that there is an important relationship between stakeholder engagement and value co-creation, presenting relevant results for the sustainable development of organizations
Theoretical / methodological contributions
As a methodology, it contributes to the classification process of studies related to stakeholder engagement and value co-creation, and the detailing of the objectives, results, limitations and method of each article divided by sector.
Social / management contributions
This study contributes to highlight the relevance of developing models, technology and processes to improve stakeholder engagement management for value co-creation