Resumo

Título do Artigo

BUSINESS PROCESS MANAGEMENT EM SERVIÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE CONSULTORIA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Eduardo Gomes Braga Júnior
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
3 - Eloísa Helena Rodrigues Guimarães
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração
4 - LOUSANNE CAVALCANTI BARROS
FAMINAS - Belo Horizonte

Reumo

Objetivo do estudo
Este relato técnico se propõe a analisar de que forma empresas de consultoria incorporam os conceitos de BPM nos processos de seus clientes. Para direcionar este estudo foi adotado o BPM CBOK versão 4.0 editado pela ABPMP.
Relevância/originalidade
Identificar práticas de planejamento, análise, modelagem, implantação, monitoramento e refinamento de processos que já foram aplicados com sucesso.
Metodologia/abordagem
Neste estudo, optou-se por uma pesquisa qualitativa descritiva, tendo como método o estudo de casos múltiplos A unidade de análise da pesquisa é composta de nove Consultorias que aplicam a metodologia do BPM em seus clientes.
Principais resultados
A pesquisa mostra que o BPM é utilizado pelas empresas para busca de certificações, redução de pessoal e implantação de softwares. O foco no cliente é negligenciado. Para o consultor mostrar para a alta administração a importância do BPM é difícil.
Contribuições teóricas/metodológicas
Fez-se analise dos cenários encontrados em empresas apoiadas pela discussão de diversas teorias de autores e principalmente pelas boas práticas apresentas pela ABPMP (Association of Business Process Management Professionals).
Contribuições sociais/para a gestão
Este relato técnico contribui como insumo para profissionais que adotam o BPM a atingirem o sucesso no mercado e se manterem competitivos.

Abstract

Study goals
This technical report aims to analyze how consulting companies incorporate BPM concepts into their clients' processes. To guide this study, the BPM CBOK version 4.0 edited by the ABPMP was adopted.
Relevance / originality
Identify planning, analysis, modeling, implementation, monitoring and process refinement practices that have already been successfully applied.
Methodology / approach
In this study, we opted for a descriptive qualitative research, having as a method the study of multiple cases. The research unit of analysis is composed of nine Consultancies that apply the BPM methodology to their clients.
Main results
The survey shows that BPM is used by companies to seek certifications, staff reduction and software implementation. Customer focus is neglected. For the consultant to show senior management the importance of BPM is difficult.
Theoretical / methodological contributions
An analysis was made of the scenarios found in companies supported by the discussion of several authors' theories and mainly by the good practices presented by the ABPMP (Association of Business Process Management Professionals).
Social / management contributions
This technical report contributes as input for professionals who adopt BPM to achieve success in the market and remain competitive.