Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NO SETOR HOTELEIRO NO CONTEXTO DE CRISE DA COVID-19
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Tema

Inovação e Empreendedorismo no contexto da COVID-19

Autores

Nome
1 - Antonio Edigleison Rodrigues de Brito
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria - PPAC
2 - Rodrigo da Gama Pinheiro
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE
3 - Paulo Roberto de Freitas Braga
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - Fortaleza
4 - Ana Paula Pinho
Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral é investigar a capacidade de inovação do setor hoteleiro no contexto de COVID-19, sendo objetivos específicos identificar as possíveis inovações adotadas pelo setor durante a pandemia e analisar os fatores que contribuem para a capacidade de inovação nesse cenário.
Relevância/originalidade
A hotelaria foi diretamente afetada pela pandemia, sendo a inovação uma alternativa de enfrentamento. A literatura indica distintos modelos de capacidade inovativa, pelo que se visou avançar na pesquisa da inovação no setor de hospitalidade para maior compreensão dos efeitos pandêmicos nele.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é qualitativa e exploratória, tendo coletado dados primários com 6 hotéis da cidade de Fortaleza/CE, escolhidos por conveniência e por adesão à pesquisa, aplicando-se o roteiro com um gestor indicado por cada organização. Ao final, realizou-se a análise de conteúdo.
Principais resultados
A hotelaria implementou mudanças adaptativas à pandemia e adotou inovações de processo, gerenciais, de gestão e institucionais (HJALAGER, 2010). A análise da capacidade inovativa evidenciou os fatores “tecnologia”, “conhecimento do cliente e do mercado” e “intenção estratégica de inovar”, havendo, ainda, barreiras.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas decorrem da aplicação da tipologia de inovação no turismo proposta por Hjalager (2010) no cenário hoteleiro brasileiro, bem como do avanço no estudo da capacidade inovativa do setor, além da identificação de mudanças e barreiras que integram esse processo.
Contribuições sociais/para a gestão
As inovações identificadas e fatores emergentes da análise da capacidade inovativa contribuíram para a competitividade organizacional e oferta de novas propostas de valor, o que poderá subsidiar a tomada de decisão de empresas do ramo e o fomento de políticas públicas.

Abstract

Study goals
The objective is to investigate the innovation capacity of the hotel sector in the context of COVID-19, with specific objectives being identified as possible innovations adopted by the sector during a pandemic and analyzing the factors that contribute to the innovation capacity.
Relevance / originality
The hotel industry was directly affected by the pandemic, with innovation being an alternative for coping. The literature indicates different models of innovative capacity, aiming to advance the research on innovation in tourism for a better understanding of the pandemic effects.
Methodology / approach
The research is qualitative and exploratory, having collected primary data from 6 hotels in Fortaleza/CE, chosen for convenience and adherence to the research, applying the script with a manager appointed by each organization. At the end, a content analysis was performed.
Main results
The hotel industry implemented adaptive changes to the pandemic and adopted process, managerial, management and institutional innovations (HJALAGER, 2010). The analysis of the innovative capacity evidenced the following factors “technology”, “knowledge of the customer and the market" and “strategic intention to innovate”.
Theoretical / methodological contributions
The contributions derive from the application of the typology of innovation in tourism of Hjalager (2010) in the Brazilian, of the advance in the study of the sector's innovative capacity and of the identification of changes and barriers that integrate this process.
Social / management contributions
The identified innovations and emerging factors from the analysis of innovative capacity contributed to organizational competitiveness and the offer of new value propositions, which may support decision-making by companies in the sector and the promotion of public policies.