Objetivo do estudo
O objetivo geral é investigar a capacidade de inovação do setor hoteleiro no contexto de COVID-19, sendo objetivos específicos identificar as possíveis inovações adotadas pelo setor durante a pandemia e analisar os fatores que contribuem para a capacidade de inovação nesse cenário.
Relevância/originalidade
A hotelaria foi diretamente afetada pela pandemia, sendo a inovação uma alternativa de enfrentamento. A literatura indica distintos modelos de capacidade inovativa, pelo que se visou avançar na pesquisa da inovação no setor de hospitalidade para maior compreensão dos efeitos pandêmicos nele.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é qualitativa e exploratória, tendo coletado dados primários com 6 hotéis da cidade de Fortaleza/CE, escolhidos por conveniência e por adesão à pesquisa, aplicando-se o roteiro com um gestor indicado por cada organização. Ao final, realizou-se a análise de conteúdo.
Principais resultados
A hotelaria implementou mudanças adaptativas à pandemia e adotou inovações de processo, gerenciais, de gestão e institucionais (HJALAGER, 2010). A análise da capacidade inovativa evidenciou os fatores “tecnologia”, “conhecimento do cliente e do mercado” e “intenção estratégica de inovar”, havendo, ainda, barreiras.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições teóricas decorrem da aplicação da tipologia de inovação no turismo proposta por Hjalager (2010) no cenário hoteleiro brasileiro, bem como do avanço no estudo da capacidade inovativa do setor, além da identificação de mudanças e barreiras que integram esse processo.
Contribuições sociais/para a gestão
As inovações identificadas e fatores emergentes da análise da capacidade inovativa contribuíram para a competitividade organizacional e oferta de novas propostas de valor, o que poderá subsidiar a tomada de decisão de empresas do ramo e o fomento de políticas públicas.