Objetivo do estudo
Verificar a percepção de executivos do mercado segurador brasileiro quanto à importância e presença e/ou disseminação de tendências tecnológicas e de modelos de negócios para um bom desempenho futuro em tal mercado.
Relevância/originalidade
Com a pandemia, tais estudos mostram-se relevantes em âmbito mundial e nacional, tanto para seguradoras tradicionais quanto para insurtechs operando em seguros em geral, massificados e grandes riscos.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é quantitativa exploratória (survey), com a aplicação de questionário que obteve 72 respostas válidas, analisadas por estatística descritiva simples, usando Excel/MS Office.
Principais resultados
Tendências mais importantes: Capacidade de resposta em tempo real a clientes/parceiros (seguradoras tradicionais e insurtechs), em seguros em geral e massificados. Em grandes riscos: Informação sobre prevenção de riscos (seguradoras tradicionais) e Processos resilientes/adaptáveis às necessidades de clientes/parceiros (insurtechs).
Contribuições teóricas/metodológicas
Ampliação de trabalhos que abordam a Transformação Digital, aplicando-a ao mercado segurador, incluindo Insurtechs na discussão sobre o uso de tecnologia em novos modelos de negócios.
Contribuições sociais/para a gestão
Apresentar: as tendências tidas como mais importantes, as com maior gap percebido, tanto para seguradoras tradicionais quanto para insurtechs, atuando com seguros em geral, massificados e grandes riscos, auxiliando nos esforços de priorização e implementação de projetos no mercado segurador brasileiro.