Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DE EXECUTIVOS QUANTO À IMPORTÂNCIA E PRESENÇA DE TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS EM SEGURADORAS TRADICIONAIS E INSURTECHS – UM ESTUDO NO MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO
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Tema

Inovação e Empreendedorismo no contexto da COVID-19

Autores

Nome
1 - Ed de Almeida Carlos
Centro Universitário da FEI - SÃO PAULO

Reumo

Objetivo do estudo
Verificar a percepção de executivos do mercado segurador brasileiro quanto à importância e presença e/ou disseminação de tendências tecnológicas e de modelos de negócios para um bom desempenho futuro em tal mercado.
Relevância/originalidade
Com a pandemia, tais estudos mostram-se relevantes em âmbito mundial e nacional, tanto para seguradoras tradicionais quanto para insurtechs operando em seguros em geral, massificados e grandes riscos.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é quantitativa exploratória (survey), com a aplicação de questionário que obteve 72 respostas válidas, analisadas por estatística descritiva simples, usando Excel/MS Office.
Principais resultados
Tendências mais importantes: Capacidade de resposta em tempo real a clientes/parceiros (seguradoras tradicionais e insurtechs), em seguros em geral e massificados. Em grandes riscos: Informação sobre prevenção de riscos (seguradoras tradicionais) e Processos resilientes/adaptáveis às necessidades de clientes/parceiros (insurtechs).
Contribuições teóricas/metodológicas
Ampliação de trabalhos que abordam a Transformação Digital, aplicando-a ao mercado segurador, incluindo Insurtechs na discussão sobre o uso de tecnologia em novos modelos de negócios.
Contribuições sociais/para a gestão
Apresentar: as tendências tidas como mais importantes, as com maior gap percebido, tanto para seguradoras tradicionais quanto para insurtechs, atuando com seguros em geral, massificados e grandes riscos, auxiliando nos esforços de priorização e implementação de projetos no mercado segurador brasileiro.

Abstract

Study goals
Verify the perception of executives in the Brazilian insurance market regarding the importance and presence and/or dissemination of technological trends and business models for a good future performance in this market.
Relevance / originality
With the pandemic, such studies are relevant worldwide and nationally, both for traditional insurers and for insurtechs operating in insurance in general, mass market and large risks.
Methodology / approach
The research is exploratory quantitative (survey), with the application of a questionnaire that obtained 72 valid answers, analyzed by simple descriptive statistics, using Excel/MS Office.
Main results
Most important trends: Ability to respond in real time to customers/partners (traditional insurers and insurtechs), in general and mass insurance. In large risks: Information on risk prevention (traditional insurers) and Resilient/adaptable processes to the needs of customers/partners (insurtechs).
Theoretical / methodological contributions
Expansion of works that address Digital Transformation, applying it to the insurance market, including Insurtechs in the discussion on the use of technology in new business models.
Social / management contributions
Present: trends seen as the most important, those with the greatest perceived gap, both for traditional insurers and insurtechs, working with general insurance, mass market and large risks, assisting in the prioritization and implementation efforts of projects in the Brazilian insurance market.