Objetivo do estudo
O objetivo geral deste artigo é depreender como o vestuário pode representar a essência pessoal e influenciar a imagem e as atitudes do indivíduo para si mesmo (em aspectos pessoais e profissionais) e para com aqueles com quem ele se relaciona.
Relevância/originalidade
Este artigo versa sobre a forma como a vestimenta, diante do enfrentamento da pandemia de COVID-19, pode contribuir para a construção da imagem pessoal, da autoestima e das atitudes diárias do indivíduo durante o isolamento social.
Metodologia/abordagem
Neste artigo de pesquisa qualitativa, realizou-se um relato de experiência, de modo a ter-se contato direto com o objeto de estudo, e contou-se com um questionário enviado a 60 respondentes, que confirmaram a relevância do vestuário para sua satisfação e produtividade pessoais.
Principais resultados
Esta pesquisa demonstrou que a pandemia de COVID-19 desorganizou as rotinas daqueles que passaram a realizar atividades profissionais no lar e constatou a importância de ter-se um guarda-roupa e um espaço adequados para o trabalho em home office.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo buscou proporcionar um aprofundamento sobre a cognição do vestuário diante de uma pandemia que demandou que a população passasse a maior parte do tempo em seus lares, realizando atividades domésticas e de trabalho.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados corroboraram o poder influente que o vestuário tem na autoimagem da pessoa, afetando seus ânimos e produtividade Visando-se à adaptação diante do isolamento, verificou-se a importância de um guarda-roupa adequado a essa rotina e um espaço apropriado ao home office.