Resumo

Título do Artigo

QUARENTENA E HOME OFFICE SEM PIJAMA: COGNIÇÃO DO VESTUÁRIO E O PODER DAS ROUPAS SOBRE A AUTOIMAGEM E A PRODUTIVIDADE
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Tema

Inovação e Empreendedorismo no contexto da COVID-19

Autores

Nome
1 - Sintya de Paula Jorge Motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes
2 - Leila Rabello de Oliveira
-

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral deste artigo é depreender como o vestuário pode representar a essência pessoal e influenciar a imagem e as atitudes do indivíduo para si mesmo (em aspectos pessoais e profissionais) e para com aqueles com quem ele se relaciona.
Relevância/originalidade
Este artigo versa sobre a forma como a vestimenta, diante do enfrentamento da pandemia de COVID-19, pode contribuir para a construção da imagem pessoal, da autoestima e das atitudes diárias do indivíduo durante o isolamento social.
Metodologia/abordagem
Neste artigo de pesquisa qualitativa, realizou-se um relato de experiência, de modo a ter-se contato direto com o objeto de estudo, e contou-se com um questionário enviado a 60 respondentes, que confirmaram a relevância do vestuário para sua satisfação e produtividade pessoais.
Principais resultados
Esta pesquisa demonstrou que a pandemia de COVID-19 desorganizou as rotinas daqueles que passaram a realizar atividades profissionais no lar e constatou a importância de ter-se um guarda-roupa e um espaço adequados para o trabalho em home office.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo buscou proporcionar um aprofundamento sobre a cognição do vestuário diante de uma pandemia que demandou que a população passasse a maior parte do tempo em seus lares, realizando atividades domésticas e de trabalho.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados corroboraram o poder influente que o vestuário tem na autoimagem da pessoa, afetando seus ânimos e produtividade Visando-se à adaptação diante do isolamento, verificou-se a importância de um guarda-roupa adequado a essa rotina e um espaço apropriado ao home office.

Abstract

Study goals
This study aims to comprehend how clothing can represent a personal essence and influence the image and attitudes of individuals towards themselves (in personal and professional aspects) and towards those they relate with.
Relevance / originality
This study discusses how clothing, when facing the COVID-19 pandemic, can contribute to build personal image and self-esteem, and change individuals’ daily attitudes during social isolation.
Methodology / approach
An experience report was carried out in this qualitative research study to establish direct contact with the object of study, and a questionnaire was sent to 60 respondents, who confirmed the relevance of clothing for their personal satisfaction and productivity.
Main results
This study demonstrated that the COVID-19 pandemic disorganized the routines of those who started to conduct their professional activities from home and indicated the importance of having an adequate wardrobe and a dedicated room for the home office.
Theoretical / methodological contributions
This study sought to provide an in-depth look at enclothed cognition in the face of a pandemic that required the population to spend most of their time in their homes, performing both domestic and work activities.
Social / management contributions
The results corroborated the influential power that clothing has on a person's self-image, affecting their mood and productivity. Aiming to adapt to social isolation, it was verified the importance of an appropriate wardrobe and area for the home office.