Resumo

Título do Artigo

O comportamento de compartilhamento do conhecimento em jovens trabalhadores universitários: uma perspectiva durante a COVID-19
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Tema

Inovação e Empreendedorismo no contexto da COVID-19

Autores

Nome
1 - Andrea Raymundo Balle
Faculdade Boa Viagem - Mestrado Profissional em Gestão Empresarial
2 - Valéria Soares de Oliveira
UNIFBV wyden - Recife
3 - Mirian Oliveira
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Escola de Negócios

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar o comportamento de compartilhamento de conhecimento de jovens trabalhadores universitários no cenário de home office da pandemia de COVID-19, considerando regime de trabalho, tipo de equipamento utilizado, tipo de acesso à internet e alinhamento entre a área de estudo e trabalho.
Relevância/originalidade
Jovens trabalhadores universitários lidam com conhecimento em seus estudos e nas organizações. O conhecimento é necessário para resultados organizacionais, como a inovação. A pandemia trouxe modificações para o trabalho, como o home office, que pode trazer implicações para o compartilhamento do conhecimento.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um survey com 295 jovens trabalhadores universitários brasileiros. Os dados foi analisados através de comparação de médias, com os testes de Mann-Whitney e Kruskall-Wallis.
Principais resultados
Existem diferenças na coleta do conhecimento entre os grupos de pessoas que trabalham na mesma área que estudam e que trabalham em área diferente e entre aqueles que utilizam computadores, em comparação com aqueles que utilizam apenas telefones celulares para a coleta
Contribuições teóricas/metodológicas
O resultado demonstra como o background acadêmico influencia no compartilhamento do conhecimento organizacional. Mostra também que não apenas os mecanismos são importantes para que o compartilhamento aconteça, mas também que é importante ter o equipamento certo para que o compartilhamento aconteça efetivamente.
Contribuições sociais/para a gestão
Os gerentes podem identificar uma oportunidade para oferecer mais espaços de coleta para aqueles que estudam a área e também incentivar a doação do conhecimento. Além disso, fica evidente a necessidade de computadores adequados para a efetiva coleta do conhecimento em teletrabalho.

Abstract

Study goals
To identify knowledge sharing behavior of young working college students at work-from-home in the COVID-19 pandemic, considering the work regime, type of equipment, type of internet access and alignment between a study area and job area.
Relevance / originality
Young working college students deal with knowledge in their studies and in organizations. Knowledge is needed for organizational results, such as innovation. The pandemic brought changes to work, such as the work-from-home configuration, which could have implications for knowledge sharing.
Methodology / approach
A survey was carried out with 295 young working college students. Data were analyzed by comparing means, using the Mann-Whitney and Kruskall-Wallis tests.
Main results
There are differences in knowledge collection between groups of people who and study the same field and the ones who work and study different fields. Also, between those who use computers, compared to those who only use cell phones for collection.
Theoretical / methodological contributions
The result demonstrates how academic background influences organizational knowledge sharing. It also shows that not only are mechanisms important for knowledge sharing to happen, but also that it is important to have the right equipment for sharing to happen effectively.
Social / management contributions
Managers can identify an opportunity to offer more spaces for collecting for those studying the job area and also encourage the knowledge donation. In addition, the need for adequate computers for the effective collection of knowledge in the work-from-home is evident.