Objetivo do estudo
Identificar o comportamento de compartilhamento de conhecimento de jovens trabalhadores universitários no cenário de home office da pandemia de COVID-19, considerando regime de trabalho, tipo de equipamento utilizado, tipo de acesso à internet e alinhamento entre a área de estudo e trabalho.
Relevância/originalidade
Jovens trabalhadores universitários lidam com conhecimento em seus estudos e nas organizações. O conhecimento é necessário para resultados organizacionais, como a inovação. A pandemia trouxe modificações para o trabalho, como o home office, que pode trazer implicações para o compartilhamento do conhecimento.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um survey com 295 jovens trabalhadores universitários brasileiros. Os dados foi analisados através de comparação de médias, com os testes de Mann-Whitney e Kruskall-Wallis.
Principais resultados
Existem diferenças na coleta do conhecimento entre os grupos de pessoas que trabalham na mesma área que estudam e que trabalham em área diferente e entre aqueles que utilizam computadores, em comparação com aqueles que utilizam apenas telefones celulares para a coleta
Contribuições teóricas/metodológicas
O resultado demonstra como o background acadêmico influencia no compartilhamento do conhecimento organizacional. Mostra também que não apenas os mecanismos são importantes para que o compartilhamento aconteça, mas também que é importante ter o equipamento certo para que o compartilhamento aconteça efetivamente.
Contribuições sociais/para a gestão
Os gerentes podem identificar uma oportunidade para oferecer mais espaços de coleta para aqueles que estudam a área e também incentivar a doação do conhecimento. Além disso, fica evidente a necessidade de computadores adequados para a efetiva coleta do conhecimento em teletrabalho.