Objetivo do estudo
O objetivo geral analisar o porquê os aspectos comportamentais dos indivíduos têm provocado aumento de demissões nas organizações e como as ferramentas de análise comportamental podem ajudar os gestores na hora do recrutamento e da seleção
Relevância/originalidade
Mediante transformações da sociedade e da mudança dos comportamentos dos indivíduos, aumenta o desafio dos gestores de pessoas para recrutarem talentos com habilidades técnicas e com habilidades comportamentais que faça jus ao fit cultural da empresa.
Metodologia/abordagem
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e trata-se também de uma pesquisa de campo e estudo de caso.
Principais resultados
Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos profissionais nunca fizeram o teste de temperamento ou de perfil comportamental, ou seja, não possuem o autoconhecimento. Para uma empresa isso pode implicar em custos e desperdício de tempo.
Contribuições teóricas/metodológicas
O resultado da pesquisa confirma os dados mencionados no desenvolvimento do trabalho, ou seja, que muitos profissionais perdem oportunidades no mercado de trabalho por causa de suas habilidades comportamentais que não se enquadram no perfil do cargo.
Contribuições sociais/para a gestão
Os aspectos comportamentais nas organizações nunca foram tão relevantes como atualmente, os indivíduos vêm se desenvolvendo com as inovações tecnológicas e com a nova realidade do mercado de trabalho