Resumo

Título do Artigo

Distribuição de valor pelo modelo de negócio: o caso da MRV Engenharia
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Fabian Ariel Salum
Fundação Dom Cabral - FDC - São Paulo
2 - Karina Andrea Pereira Garcia Coleta
Fundação Dom Cabral - FDC - Campus Minas Gerais
3 - Humberto Elias Garcia Lopes
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo discute a relação entre modelo de negócio (MN) e sua capacidade de criar e distribuir valor para os stakeholders em uma organização no setor da construção civil para o segmento de baixa renda.
Relevância/originalidade
Emprego de framework próprio de análise do modelo de negócio (VoC - The Value of Choices) que permite a descrição e análise da relação entre as escolhas do modelo e suas consequências em termos de valor gerado para a empresa e stakeholders.
Metodologia/abordagem
A pesquisa empírica seguiu o método qualitativo com estudo de caso único. A análise de conteúdo dos dados derivados das entrevistas em profundidade e dos dados secundários foi realizada com o emprego do software NVivo.
Principais resultados
Os resultados indicaram que o modelo de negócio analisado envolve práticas frequentes de distribuição de valor para os stakeholders: clientes, agentes financeiros, prestadores de serviço, fornecedores, investidores e sociedade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Na perspectiva teórica, este estudo contribui para a compreensão do valor distribuído que vá além da análise da criação e captura de valor comumente identificada na literatura sobre modelos de negócios
Contribuições sociais/para a gestão
Na prática, a pesquisa destaca a relevância da distribuição de valor por meio das escolhas envolvidas em um modelo de negócio.

Abstract

Study goals
The study reported here discusses this relationship between business model (hereafter BM) and its capacity to create an distribute value to stakeholders in a large-size organization in the low-income civil construction segment.
Relevance / originality
Use of authors' own business model analysis framework (VoC-The Value of Choices) that allows the description and analysis of the relationship between the model's choices and its consequences in terms of value generated for the company and stakeholders.
Methodology / approach
The empirical research followed the qualitative method with a single-case study. Content analysis of data derived from in-depth interviews and categorised secondary data was conducted by using the NVivo software application.
Main results
Results indicate that the BM analysed includes frequent practices of value distribution to stakeholders such as clients, financial agents, service providers, suppliers, investors, and society
Theoretical / methodological contributions
This study contributes, from a theoretical perspective, to understand the distributed value in a way that goes beyond the value creation and capture analyses usually identified in the literature on BMs.
Social / management contributions
In practice, the research highlights the unquestionable relevance of value distribution by means of practices guided by the existing BM.