Resumo

Título do Artigo

DIVULGAÇÃO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR BANCOS NO BRASIL: ESTUDO BASEADO NAS RECOMENDAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - RAYSSA GUEDES ZAHN
Universidade de Brasília - DARCY RIBEIRO
2 - Carlos André de Melo Alves
Universidade de Brasília - Departamento de Administração

Reumo

Resumo
Este trabalho buscou investigar o nível de divulgação das práticas de educação financeira adotadas por bancos atuantes no Brasil, baseado nas recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Efetua-se estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Coletaram-se dados de 31/12/2019 de amostra não probabilística de 30 bancos selecionados na base IF.data do Banco Central do Brasil. O tratamento dos dados empregou análise de conteúdo considerando quadro com 14 indicadores associados a duas dimensões (interna e externa) baseadas nas citadas recomendações, complementadas pela regulamentação e legislação brasileiras. Análises empregaram estatísticas descritiva e inferencial não-paramétrica. Após examinar 420 indicadores constatou-se 47,62% desses indicadores presentes e 52,38% desses indicadores ausentes. Adicionalmente, verificou-se 64,29% de indicadores presentes na dimensão externa e 30,05% dos indicadores presentes na dimensão interna. Achados podem subsidiar reflexões sobre práticas de educação financeira de bancos no Brasil.

Abstract

Abstract
This work sought to investigate the level of disclosure of financial education practices adopted by banks operating in Brazil, based on the recommendations of the Organization for Economic Cooperation and Development - OECD. A descriptive study is carried out, with a quali-quantitative approach. Data from 12/31/2019 were collected from non-probabilistic sample of 30 banks selected in the IF.data database from Central Bank of Brazil. Data treatment used content analysis considering framework with 14 indicators associated with two dimensions (internal and external) based on the aforementioned recommendations, complemented by Brazilian regulations and legislation. Analyses employed non-parametric descriptive and inferential statistics. After examining 420 indicators, 47.62% of these indicators were present and 52.38% of these indicators were absent. Aditionally, 64.29% of these indicators were found in the external dimension and 30.05% of these indicators were present in the internal dimension. Findings can support reflections on financial education practices of banks in Brazil.