Resumo
Este trabalho buscou investigar o nível de divulgação das práticas de educação financeira adotadas por bancos atuantes no Brasil, baseado nas recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Efetua-se estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Coletaram-se dados de 31/12/2019 de amostra não probabilística de 30 bancos selecionados na base IF.data do Banco Central do Brasil. O tratamento dos dados empregou análise de conteúdo considerando quadro com 14 indicadores associados a duas dimensões (interna e externa) baseadas nas citadas recomendações, complementadas pela regulamentação e legislação brasileiras. Análises empregaram estatísticas descritiva e inferencial não-paramétrica. Após examinar 420 indicadores constatou-se 47,62% desses indicadores presentes e 52,38% desses indicadores ausentes. Adicionalmente, verificou-se 64,29% de indicadores presentes na dimensão externa e 30,05% dos indicadores presentes na dimensão interna. Achados podem subsidiar reflexões sobre práticas de educação financeira de bancos no Brasil.