Resumo

Título do Artigo

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA MATRIZ INSUMO-PRODUTO PARA A CIDADE DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR
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Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Sara dos Santos Anastacio
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus Cornelio Procopio
2 - Paulo R. A. Brene
Universidade Estadual do Norte do Paraná -
3 - Erica Patente Nascimento
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus Cornélio Procópio
4 - Alan Felipe Pires Lopes
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Campus Cornélio Procópio

Reumo

Resumo
O estudo tem como ferramenta principal a análise da matriz-insumo produto inter-regional (município, estado e país). Para fins da pesquisa apresentada utilizou-se as matrizes de impacto sobre micro e pequenas empresas de Cornélio Procópio-PR, restante do Paraná e Brasil (2018), empresas para a variação de um milhão de Reais. Como resultado, observou-se que há um forte transbordamento dos impactos positivos ligados às micro e pequenas empresas para fora do município, sobretudo nos setores de agropecuária e comércio por atacado e varejo, exceto veículos automotores. A partir dos dados de transbordamento pode-se inferir que uma linha de estratégia a ser seguida para o crescimento das micro e pequenas empresas em Cornélio Procópio pode estar voltada ao incentivo de abertura e atração de negócios nesses setores. Essa estratégia deve partir da esfera pública municipal em articulação com o setor privado.

Abstract

Abstract
The study's main tool is the analysis of the inter-regional product-input matrix (city, state and country). For the purposes of the research presented, we used the impact matrices on micro and small companies from Cornélio Procópio, the rest of Paraná and Brazil (2018), companies for a variation of one million reais. As a result, it was observed that there is a strong spillover of the positive impacts linked to micro and small businesses outside the municipality, especially in the agricultural and wholesale and retail trade sectors, except for automotive vehicles. Based on the overflow data, it can be inferred that a line of strategy to be followed for the growth of micro and small companies in Cornélio Procópio may be aimed at encouraging the opening and attraction of businesses in these sectors. This strategy must start from the municipal public sphere in conjunction with the private sector.