Resumo

Título do Artigo

Machine Learning aplicado ao transporte rodoviário de madeira
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Tema

As tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações.

Autores

Nome
1 - Rafaele Almeida Munis
UNESP - Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu.
2 - Quinny Soares Rocha
UNESP - Faculdade de Ciências Agronômicas
3 - Roldão Carlos Andrade Lima
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4 - Danilo Simões
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Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo é verificar a associação entre o aprendizado de máquina e um banco de dados de transporte rodoviário de madeira na predição da massa líquida de madeiras transportadas por combinações veiculares de carga.
Relevância/originalidade
Os algoritmos de aprendizagem de máquinas são amplamente utilizados para solucionar entraves do transporte rodoviário, porém, raramente aplicados na predição de massa líquida transportada.
Metodologia/abordagem
As variáveis de entrada foram compostas pela idade, tempo pós corte e densidade da madeira. Para estimar a massa líquida de madeiras transportadas, foram utilizados os algoritmos de aprendizado de máquinas random forest, support vector machine e K nearest neighbor.
Principais resultados
O algoritmo support vector machine foi o que melhor performou os modelos de predição da massa líquida de madeira transportada por combinações veiculares de carga em rodovias.
Contribuições teóricas/metodológicas
A associação entre algoritmos de aprendizado de máquina com um banco de dados de controle de transporte rodoviário de madeira promoveu a predição da massa líquida de madeira transportada por combinações veiculares de carga.
Contribuições sociais/para a gestão
A tecnologia proposta promove o aumento da precisão da operação do transporte rodoviário de madeira. Permite que a gestão atue com mais eficácia e padronização de seus processos, diminuindo possíveis penalizações para com os colaboradores em decorrência da automatização da atividade.

Abstract

Study goals
The objective is to verify the association between machine learning and a wood road transport database in predicting the net mass of wood transported by vehicular load combinations.
Relevance / originality
Machine learning algorithms are widely used to solve road transport barriers, however, they are rarely applied in the prediction of transported net mass.
Methodology / approach
The input variables were composed by age, time after cutting, and wood density. To estimate the net mass of transported wood, random forest machine learning algorithms, support vector machine, and K Nearest Neighbor were used.
Main results
The support vector machine algorithm performed best in the prediction models of the net mass of wood transported by vehicular load combinations on highways.
Theoretical / methodological contributions
The association between machine learning algorithms with a wood road transport control database promoted the prediction of the net mass of wood transported by vehicular load combinations.
Social / management contributions
The proposed technology promotes increased precision in the operation of road transport of wood. It allows management to act more efficiently and standardize its processes, reducing possible penalties for employees due to the automation of the activity.