Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO INOVADOR E DA CULTURA DE INOVAÇÃO NO DESEMPENHO DE ORGANIZAÇÕES DO SETOR DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Rosely da Costa Amaral
Universidade FUMEC - FACE - PDMA
2 - Cristiana Fernandes De Muylder
Universidade FUMEC - FACE - PDMA

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é um estudo para medir a relação entre comportamento inovador, cultura de inovação e desempenho organizacional. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e quantitativa.
Relevância/originalidade
A inovação se insere no posicionamento estratégico organizacional, sendo considerada como importante fator na vantagem competitiva. A população foi composta por profissionais que atuam em organizações do setor de instrumentos musicais brasileiro.
Metodologia/abordagem
A amostra foi composta por 142 respondentes de 15 estados brasileiros. A análise das relações entre os fatores latentes foi determinada por meio da modelagem de equações estruturais, utilizando o software SmartPLS, para mensurar as correlações entre as variáveis ​​relacionadas aos construtos.
Principais resultados
Os resultados apontam a confirmação das hipóteses propostas e comprovam a validade do modelo O resultado geral apresenta 39% das variações no desempenho, sendo explicadas pelas variações em comportamento inovador e cultura de inovação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Observou-se que a literatura carece de estudos empíricos que investiguem tal relação. Sugere-se a investigação em diferentes ou organizações brasileiras ou internacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
São apresentadas recomendações em relação aos resultados obtidos para instigar estudos futuros e ajudar gestores e tomadores de decisão a pensar no contexto da inovação a partir da tendência e mudança das organizações.

Abstract

Study goals
The aim of this article is a study to measure the relationship between innovative behavior, culture of innovation and organizational performance. The research was characterized as descriptive and quantitative.
Relevance / originality
Innovation is part of the organizational strategic positioning, being considered an important factor in competitive advantage. The population is composed of professionals who work in organizations in the Brazilian musical instruments and audio sector.
Methodology / approach
The sample consisted of 142 respondents from 15 Brazilian states The analysis of the relationships between latent factors was determined by means of structural equation modeling (SEM) using the SmartPLS software, to measure the correlations between the variables related to the constructs.
Main results
The results confirm the proposed hypotheses and prove the validity of the model. The overall result presents 39% of the variations in performance, explained by variations in innovative behavior and innovation culture.
Theoretical / methodological contributions
It was observed that the literature lacks empirical studies that investigate this relationship. Research in different Brazilian or international organizations is suggested.
Social / management contributions
Recommendations are presented in relation to the results obtained to instigate future studies and help managers and decision makers to think in the context of innovation from the trend and change of organizations.