Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é um estudo para medir a relação entre comportamento inovador, cultura de inovação e desempenho organizacional. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e quantitativa.
Relevância/originalidade
A inovação se insere no posicionamento estratégico organizacional, sendo considerada como importante fator na vantagem competitiva. A população foi composta por profissionais que atuam em organizações do setor de instrumentos musicais brasileiro.
Metodologia/abordagem
A amostra foi composta por 142 respondentes de 15 estados brasileiros. A análise das relações entre os fatores latentes foi determinada por meio da modelagem de equações estruturais, utilizando o software SmartPLS, para mensurar as correlações entre as variáveis relacionadas aos construtos.
Principais resultados
Os resultados apontam a confirmação das hipóteses propostas e comprovam a validade do modelo O resultado geral apresenta 39% das variações no desempenho, sendo explicadas pelas variações em comportamento inovador e cultura de inovação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Observou-se que a literatura carece de estudos empíricos que investiguem tal relação. Sugere-se a investigação em diferentes ou organizações brasileiras ou internacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
São apresentadas recomendações em relação aos resultados obtidos para instigar estudos futuros e ajudar gestores e tomadores de decisão a pensar no contexto da inovação a partir da tendência e mudança das organizações.