Resumo

Título do Artigo

A MOTIVAÇÃO EMPREENDEDORA EM UM NEGÓCIO DE IMPACTO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA HAND TALK
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Maria Carla Lopes da Silva
UFAL - Universiade Federal de Alagoas - FEAC
2 - Rodrigo César Reis de Oliveira
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3 - Cláudia Maria Milito
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Reumo

Objetivo do estudo
Analisar as motivações pessoais que dão origem a um negócio de impacto social
Relevância/originalidade
Negócio de Impacto Social é uma modalidade de empreendimento que visa solucionar um problema social. Logo, o estudo da motivação empreendedora tornasse relevante, tendo em vista que a decisão de empreender nessa modalidade pode estar atrelada a fatores internos, particulares do indivíduo.
Metodologia/abordagem
Este estudo é de cunho qualitativo, e assume nuances de pesquisa exploratória, devido à busca por aprofundar o entendimento sobre a motivação empreendedora relacionada aos Negócios de Impacto Social. Foi utilizado o método de Estudo de Caso, e foram analisados indicadores.
Principais resultados
Foi constado que a vivência anterior com o problema social, seja ela direta ou indireta, influenciou na decisão de empreender gerando impacto social, e essa vivência tem forte influencia na modelagem do comportamento empreendedor impactando no modelo de negócio escolhido.
Contribuições teóricas/metodológicas
Essa pesquisa trás a lume um tema ainda pouco explorado, motivação empreendedora em negócios de impacto social, contribuindo para o enriquecimento do arcabouço teórico referente aos estudos comportamentais atrelados ao empreendedor, seja ele convencional ou de impacto.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo possibilita um melhor entendimento dos fatores atrelados à motivação empreendedora, podendo auxiliar na gestão e criação de novos negócios de impacto social.

Abstract

Study goals
Analyze the personal motivations that give rise to a business with social impact
Relevance / originality
Social Impact Business is a type of enterprise that aims to solve a social problem Therefore, the study of entrepreneurial motivation becomes relevant, considering that the decision to undertake in this modality may be linked to internal factors, particular to the individual
Methodology / approach
This study is qualitative, and assumes exploratory research nuances, due to the search to deepen the understanding of entrepreneurial motivation related to Social Impact Business. The Case Study method was used, and indicators were analyzed.
Main results
It was found that the previous experience with the social problem, whether direct or indirect, influenced the decision to undertake, generating social impact, and this experience has a strong influence on the modeling of entrepreneurial behavior, impacting the chosen business model.
Theoretical / methodological contributions
This research brings to light a theme that is still little explored, entrepreneurial motivation in businesses with social impact, contributing to the enrichment of the theoretical framework related to behavioral studies linked to the entrepreneur, whether conventional or impact.
Social / management contributions
The study enables a better understanding of the factors linked to entrepreneurial motivation, and can help in the management and creation of new businesses with a social impact.